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Por Oliveira1
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“ De acordo com John lock , filósofo inglês, destaca-se que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar de toda população. Todavia, em virtude dos desafios para o combate à evasão escolar no Brasil ser uma realidade na sociedade brasileira é válido destacar e reconhecer como o poder público não atua de modo efetivo e pior não exerce Seu papel social. Dessa forma, é fundamental entender a desigualdade social e a inoperância estatal como impulsionadores do problema.

De início , percebe-se que a desigualdade social fomenta a permanência do entrave na sociedade , dado que alunos são obrigados a sair da rede de ensino para ir ao mercado de trabalho em prol de ajudar nas contas de casa . Nessa ótica , o artigo 205 da constituição federal diz que “ a educação , direito de todos “ , mas isso não se torna evidente , uma vez que 2,2 milhões de jovens estão fora da escolas segundo o MEC . Dessa forma , percebe-se que , apesar de termos uma lei que garante as marcas da desigualdade no Brasil persistem não pela ausência de recursos , mas pela falta de disposição de políticas e de mobilização coletiva da parte detentora do poder econômico . Esse cenário não pode se a pendurar na sociedade brasileira.

Além disso , vale resaltar a inoperância estatal , visto que o Estado não cumpre com sua função social , não dá atenção e recursos suficientes para resolver esse entrave . Segundo o filme “ Cidade de Deus “ muitos adolescentes encontra-se na criminalidade uma oportunidade de ganho financeiro, assim alimentando a evasão escolas . Com isso, a causa desse problema esta intimamente relacionada a negligência do Estado .

Urge, Portanto, a adoção de medidas para combater o problema.Nesse sentido, o Ministério da Educação precisa reforçar as políticas de instrução. Por meio de criação de projetos e fiscalizações nacional de acesso à escola no Brasil.Distante, promover, nas escolas públicas e todos os municípios brasileiros, campanha acerca de impulsionar esses estudantes para voltar a seus lugares educacionais, para que , a fim de forma brasileiros que, são ciente de seus direitos feito isso, ao presenciar um estado eficiente e ativo a ideologia Lucke poderá, certamente , se cumprida e notada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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