Em primeira análise, pode-se destacar o mal planejamento do saneamento nas cidades, que por sua maioria são deficientes pois não foram preparadas para tal feito. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2000, a taxa de urbanização no Brasil era de 81%. Com isso, a acrescida população urbana necessita-se de um maior planejamento para evitar problemas futuros na rede de saneamento básico.
Ademais, a falta de cuidado e atenção do governo faz com que a população se revolte com tal descaso. Certamente, de acordo com levantamento do "Instituto Trata Brasil", de 2011 até 2016, só houve uma lenta evolução no acesso a estes serviços, mostrando assim que mesmo com o passar dos anos, a atenção e os investimentos na área, foram consideravelmente poucos para um problema que necessita de solução.
Portanto, o precário saneamento básico brasileiro necessita de melhora, por meio do governo federal, repassando verbas para as prefeituras locais que ficarão responsáveis pelas obras e manutenção dos serviços de água e esgoto, como também, o seu planejamento adequado.
Somente assim, o direito que a constituição expressa, seria real para todos os brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.