No livro "Como eu era antes de Você " aborda o drama vivido pelo tetraplégico Will traynor , que desenvolveu depressão por conta da não aceitação de sua condição de vida . Fora da ficção, observa-se que a sociedade é indiferente e cheia de preconceito com pessoas deficientes, logo são excluidas do mercado de trabalho, pois são visto como incapazes. Outrossim, transporte que vão conduzir são inadequados, não possuir adaptações seguras para levar o indivíduo ao seu emprego e o ambiente as vezes sofre com a carência por não possuir rampas adequadas , cadeiras, entre outros . Diante disso , nota-se que os desafios para incluir deficiêntes físicos são verídico e precisam ser amenizados .
Ademais , é evidente que o Estado pouco colabora para a solução do entrave. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes é dever do Estado garantir direitos naturais a população. Entretanto, esse mesmo ente provoca a exclusão dos deficientes, a partir do momento em que ele não efetiva direito a Constituição de 1988 , lei que garante o bem-estar de todos. De acordo com as fontes do G1 as dificuldades no acesso ao transporte público e mercado de trabalho pelo deficientes físicos vem aumentando muito , essa falha comprova que a cidadania é colocada em plano imaginário.
Portanto , cabe ao Governo , empreender uma ampla campanha de conscientização. Isso pode ser feito por meio de investimentos trazidos para uma maior destinação de verbas. Desse modo, será possível superar a desigualdade e incluir a todos .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.