Avatar do usuário
Por Senax
Quantidade de postagens
#123959
Na obra “Utopia”, o escritor Thomas More apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao se analisar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição no texto sobredito, já que a falta de direitos de pessoas de terceira idade compromete a harmonia coletiva nacional. Diante disso, tem-se um problema fomentado pelo descompromisso governamental e pela desinformação social.

Nesse contexto, em primeiro plano é preciso atentar para a missão governamental, para São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática todos são dignos e têm a mesma importância. Entretanto, tal proporção não está sendo designada ao problema em questão, já que os idosos são constantemente excluídos da sociedade, colocados como incógnitas e tendo seus direitos cada vez mais redimidos e ignorados principalmente pelo Estado, o qual possui a maior obrigação. Partindo desse pressuposto, percebe-se que o desamparo estatal contribui para esse cenário caótico que o país se encontra.

Outrossim, é possível observar que a falta de informação também potencializa o revés. Para o escritor Peter Drucker, o saber e a informação são recursos estratégicos para o desenvolvimento de uma sociedade. Entretanto, considerável parcela da população não possui conhecimento sobre o problema das pessoas idosas, assim levando ao impedimento de ajudar quem está necessitado, essa controvérsia abre espaço para aprimorar de forma mais negativa ainda. Logo, a desinformação social deve ser combatida.

Portanto, o Governo Federal deve estar aparte de tudo oque acontece, fazendo projetos asseguradores de aposentadorias, criação de asilos e ajudar a prosperar o respeito. Cabe a mídia também fazer postagens por meio de redes sociais, como exemplo de Facebook e Instagram. Somente assim teremos uma sociedade como defendia More em sua obra.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
343 Exibições
por KelveSilva
2 Respostas 
181 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
50 Exibições
por Estudanteco
Terceira idade
por Helenarc    - In: A violência contra a pessoa idosa no Brasil
0 Respostas 
76 Exibições
por Helenarc
0 Respostas 
146 Exibições
por Maria1909a
1 Respostas 
87 Exibições
por victorM
0 Respostas 
102 Exibições
por maryiyiyi
0 Respostas 
3527 Exibições
por linsley
2 Respostas 
522 Exibições
por Skyme
5 Respostas 
939 Exibições
por Lauany25

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM