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Por Natanael123
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#120539
No seriado de televisão " Chaves", um garoto pobre que vivia em um barril , no qual em um episódio ele não consegue ler uma carta por ser analfabeto. De maneira análoga a realidade brasileira, muitas crianças não tem a sua alfabetização na idade certa, deixando-as á margem da sociedade. Desse modo, é preciso analisar não sou a falha legislativa, mas também a situação socioeconômica.

Nesse cenário, é oportuno denunciar, antes de tudo, a falha governamental com a alfabetização na idade certa. De acordo com Constituição Federal de 1988, todos tem o direito à educação de qualidade. Ocorre, todavia, que a aplicação dessa norma não se estende a educação de base, dado que os altos índices de analfabetismo é responsável por criar um cenário desafiador, no qual acontece pouco investimento na educação das crianças.

Outrossim, a situação socioeconômica dos brasileiros também implica na alfabetização das crianças. Segundo o filósofo George, "Todos somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros". Com isso, a grave desigualdade socioeconômica faz com que crianças de baixa renda tenham acesso limitado a educação, tendo em vista que elas muita das vezes são obrigadas a trabalharem para ter um sustento.

Portanto, urge à necessidade de medidas para fazer com que crianças se alfabetize na idade certa. Por isso, cabe ao Ministério da Educação, fazer com que essas crianças não fiquem prejudicadas, por meio de investimentos na educação básica e criação de auxílio para pessoas de baixa renda, afim de que crianças frequentem a escola na idade certa, adquirindo conhecimento e não ficando a margem da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 152

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Lauany25
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#120971
Oii, bom dia !

No seriado de televisão " Chaves" é retratada a história de um garoto pobre que vivia num barril e em um episódio ele não consegue ler uma carta por ser analfabeto. De maneira análoga a realidade brasileira, muitas crianças não tem a sua alfabetização na idade certa, ficando à margem da sociedade. Desse modo, é preciso analisar não só a falha legislativa, mas também a situação socioeconômica.

Nesse cenário, é oportuno denunciar, antes de tudo, a falha governamental com a alfabetização na idade certa. De acordo com Constituição Federal de 1988, todos tem o direito à educação de qualidade. Ocorre, todavia, que a aplicação dessa norma não se estende à educação de base, dado que os altos índices de analfabetismo é responsável por criar um cenário desafiador, no qual acontece pouco investimento na educação das crianças.( Poderia detalhar a argumentação um pouco.)

Outrossim, a situação socioeconômica dos brasileiros também implica na alfabetização das crianças. Segundo o filósofo George "Todos somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros". Com isso, a grave desigualdade socioeconômica faz com que crianças de baixa renda tenham acesso limitado à educação, tendo em vista que elas muita das vezes são obrigadas a trabalharem para ter um sustento.( Pode detalhar um pouco mais também)

Portanto, urge à necessidade de medidas para fazer com que crianças se alfabetize na idade certa. Por isso, cabe ao Ministério da Educação,( agente) fazer com que essas crianças não fiquem prejudicadas, ( a ação pode ser mais concreta) por meio de investimentos na educação básica e criação de auxílio para pessoas de baixa renda,( meio) a fim de que crianças frequentem a escola na idade certa, adquirindo conhecimento e não ficando a margem da sociedade.( objetivo)
( falta o "detalhamento " de um dos pontos.)

Parabéns pelo texto, bons estudos e desculpe a demora!
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