Diante desse cenário, é notório que o negligenciamento Governamental amplia a problemática, uma vez que falha na função de solucionador de mazelas sociais, como a falta de investimentos de escolas infantis para periferia e no auxílio monetário para transportes, dificultando o acesso igualitário à educação. Em “Cidadania Mutilada”, Milton Santos defende que a democracia atinge a plenitude da sua eficácia quando o corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Entretanto, essa eficácia está distante da realidade brasileira, isso porque o governo não proporciona investimentos na educação infantil, falhando no principal dilema da democracia -direitos iguais para todos-. Consequentemente, surge uma distorção série-idade fazendo com que todo o aprendizado seja prejudicado. Logo, é inaceitável que o governo continue omisso como mediador dos problemas sociais.
Ademais, a falta de debate sobre a educação infantil na idade certa dificulta que haja ênfase no assunto, tornando-o praticamente inexistente e, consequentemente, não havendo busca por soluções. Além disso, essa falta de atenção acoberta outros problemas, como a existencia do trabalho infantil, onde as famílias, por motivos financeiros, se veem obrigadas a colocar suas crianças para trabalhar desde cedo, comprometendo tanto o seu presente quanto o seu futuro. A filósofa Simone de Beauvoir definiu o fenômeno “Invisibilidade social” como a forma negligente de priorizar mais um grupo que outros. Nesse sentido, nota-se essa perspectiva condizente com a da sociedade brasileira, pois a dificuldade do acesso à educação primária é uma realidade somente de comunidades carentes que, por sua vez, precisam escolher entre dar uma educação adequada para seus filhos ou garantir as necessidades básicas, erguendo muros que dificulta ainda mais o futuro dessas crianças.
Portanto, é preciso medidas para superar os desafios e garantir alfabetização na idade certa. O Estado em conjunto às políticas públicas deve providenciar melhorias nas escolas infantis e transportes, por meio de investimentos monetários em transportes públicos e infraestrutura de escolas, a fim de proporcionar acesso à escolas distantes possibilitando a educação na idade certa. Além disso, é urgente que o Ministérios da educação e o Ministério da cidadania criem programas sociais, como auxílios monetários, para que as famílias não precisem colocar as suas crianças precocemente para trabalhar, com o intuito de acabar com a distorção idade-série. Somente assim, a priorização de grupos citada por Marx e Simone acabará.
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.