Avatar do usuário
Por Sarah18
Quantidade de postagens
#130721
Na obra “Utopia”, o escritor Thomas More retrata um cenário livre de conflitos e mazelas sociais. Fora da ficção, infelizmente, a realidade contemporânea destoa do narrado no livro, haja vista os desafios para erradicar a xenofobia. Tal revés é favorecido pela negligência estatal e pela normalização do comportamento pelo corpo social.

Neste sentido,é imperioso salientar o papel governamental na consolidação da problemática. Na concepção do filósofo Bauman, uma instituição a qual se perdeu sua função e apenas a mantém prescrita é tida como “Instituição Zumbi”.Essa conjuntura pode ser observada no ornamento jurídico brasileiro, tendo em vista que,apesar de haver em sua Carta Magna a garantia ao direito de respeito a sua etnia, não promove a efetivação,no âmbito da falta de atos de punição aos infratores e campanhas de conscientização.Assim, o Estado contribui para o desenvolvimento da xenofobia contra os grupos de cidadãos de outros países e mesmo os brasileiros, considerando a pluralidade étnica existente na nação.Destarte, a ação das entidades governamentais é crucial para que a questão seja resolvida.

Ademais, vale pontuar o papel dos cidadãos na continuidade da xenofobia.Para Hannah Arendt,a sociedade adquiriu a incapacidade de julgar ações erradas, graças à frequência com que ocorrem.Em consonância ao pensamento da filósofa, está a população verde-amarela, que normalizou a prática de discriminações contra imigrantes e migrantes internos.Isso ocasionou o enraizamento da xenofobia,pois com a atitude sendo banalizada, não há nenhuma revisão comportamental, aumentando número de casos e promovendo a violência contra povos originários em regiões divergentes.Logo, é imprescindível que a banalização seja rompida, com o fito de promover uma relação harmônica entre o público.

Portanto, urge a tomada de medidas com a intenção de combater a xenofobia. Para tal, o Ministério da Educação - órgão público responsável pela formação de consciência educacional- deve realizar campanhas de conscientização acerca do tema, por meio de palestras com profissionais da área da sociologia, com a intenção de alertar a população sobre a gravidade dos atos preconceituosos. Outrossim, o Poder Judiciário, cujo papel é fiscalizar e garantir o cumprimento da lei, deve promover periodicamente operações de prisão à delinquentes acusados de xenofobia pelos canais de comunicação oficiais, como o 190, a fim de puni-los. Dessa forma, o contexto aproximar-se-á do retratado em "Utopia".
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Avatar do usuário
Por Sarah18
Quantidade de postagens
#130722
Alguém me ajude aqui!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
26 Exibições
por ItsJuju
0 Respostas 
240 Exibições
por Bibizinha006
0 Respostas 
139 Exibições
por madu0090
0 Respostas 
193 Exibições
por Lyh
0 Respostas 
123 Exibições
por oieanderson
0 Respostas 
73 Exibições
por joaovictor16
2 Respostas 
149 Exibições
por Sooofll
1 Respostas 
33 Exibições
por Mailda27
4 Respostas 
366 Exibições
por leticiaag22
0 Respostas 
107 Exibições
por marilene233

Segundo o empresário estadunidense Steve Jobs: &qu[…]

O livro "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

A lei seca foi implementada com o intuito de evita[…]

EXCLUIR REDAÇÃO!!!

Você poderia excluir a minha primeira redação de &[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!