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Por samuelt08
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#125444
Com as constantes transformações sociais que o Brasil vem passando nos últimos anos, é notável a presença de diversos problemas, do qual devem ser resolvidos. Dentre eles, está a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher, decorrente do machismo e dos diversos tipos de preconceito na sociedade brasileira.
Em primeiro plano, o machismo, definido pela "superioridade" dos homens em relação às mulheres, gerou e tem gerado diversos impactos negativos na sociedade, como a adoção da ideia de que a mulher é incapaz de ter alguma profissão "digna", restringindo se trabalho em atividades de lazer. do qual é tratado como irrelevante. De acordo com dados expostos pelo IBGE, em 2019, mostram que mulheres dedicam, aproximadamente, o dobro de horas semanais em afazeres domésticos e/ou cuidando de pessoas em relação aos homens, confirmando essa triste realidade.
Em segundo plano, além das mulheres terem seus trabalhos impactados pelo machismo, ainda sofrem com a má remuneração, do qual é, na maioria das vezes, fruto do preconceito, como o étnico e racial. Historicamente, diversas pessoas negras foram negligenciadas por conta de sua raça e etnia, sendo submetidas ao trabalho escravo. Entretanto, por mais que a escravidão tenha sido abolida posteriormente, o preconceito perpetua até os dias atuais.
Em suma, a fim de trazer mais visibilidade aos trabalhos de cuidado realizado pela mulher, cabe ao Estado realizar campanhas de conscientização, mostrando a importância desses serviços e a dificuldade que elas passam para trabalharem nesse ramo. Além disso, o mesmo deve tomar medidas mais severas contra o machismo, e a qualquer tipo de preconceito, através de multas e até mesmo do cárcere, caso necessário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Luscano
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Olá, posso corrigir sim! :D Mas isso aqui é apenas uma estimativa, oks? A sua nota real pode variar.

C1: Há um problema de concordância logo na introdução: "do qual" deve concordar em número com "problemas", então a grafia correta é "dos quais".
No D1, também notei o seguinte trecho "restringindo se trabalho", isso foi erro de digitação ou está dessa forma na folha oficial? Seria "restringindo-se ao trabalho" ou "restringindo seu trabalho"?
Como a C1 tolera até 2 desvios gramaticais e uma falha sintática, você está dentro do limite.

Nota: 200

C2: o seu repertório é baseado nos textos motivadores, o que faz baixar bastante a nota nessa competência.

Nota: 120.

C3: há algumas lacunas na sua argumentação. Também acho que dava para argumentar mais no D2.

Nota: 160

C4: o Enem não considera "em primeiro plano" e "em segundo plano" como elementos coesivos interparágrafos. Além de haver uma inadequação com o uso do pronome demonstrativo "mesmo". Ele não serve para substituir pronomes (como ele/ela), apenas para reforçá-los e, também, sempre pede complemento. Exemplo: "ele mesmo escreveu a redação"

Nota: 160

C5: essa competência exige 5 elementos, cada um valendo 40 pontos (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade). Contudo, na sua redação, encontrei apenas o agente, a ação e a finalidade. Se eu forçar, consigo encontrar o detalhamento, mas aí dependerá do corretor

Nota: 120/160.

Total: 760/800.
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Por Luscano
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#125456
Olá, posso corrigir sim! :D Mas isso aqui é apenas uma estimativa, oks? A sua nota real pode variar.

C1: Há um problema de concordância logo na introdução: "do qual" deve concordar em número com "problemas", então a grafia correta é "dos quais".
No D1, também notei o seguinte trecho "restringindo se trabalho", isso foi erro de digitação ou está dessa forma na folha oficial? Seria "restringindo-se ao trabalho" ou "restringindo seu trabalho"?
Como a C1 tolera até 2 desvios gramaticais e uma falha sintática, você está dentro do limite.

Nota: 200

C2: o seu repertório é baseado nos textos motivadores, o que faz baixar bastante a nota nessa competência.

Nota: 120.

C3: há algumas lacunas na sua argumentação. Também acho que dava para argumentar mais no D2.

Nota: 160

C4: o Enem não considera "em primeiro plano" e "em segundo plano" como elementos coesivos interparágrafos. Além de haver uma inadequação com o uso do pronome demonstrativo "mesmo". Ele não serve para substituir pronomes (como ele/ela), apenas para reforçá-los e, também, sempre pede complemento. Exemplo: "ele mesmo escreveu a redação"

Nota: 160

C5: essa competência exige 5 elementos, cada um valendo 40 pontos (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade). Contudo, na sua redação, encontrei apenas o agente, a ação e a finalidade. Se eu forçar, consigo encontrar o detalhamento, mas aí dependerá do corretor

Nota: 120/160.

Total: 760/800.
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