Em primeiro plano, o machismo, definido pela "superioridade" dos homens em relação às mulheres, gerou e tem gerado diversos impactos negativos na sociedade, como a adoção da ideia de que a mulher é incapaz de ter alguma profissão "digna", restringindo se trabalho em atividades de lazer. do qual é tratado como irrelevante. De acordo com dados expostos pelo IBGE, em 2019, mostram que mulheres dedicam, aproximadamente, o dobro de horas semanais em afazeres domésticos e/ou cuidando de pessoas em relação aos homens, confirmando essa triste realidade.
Em segundo plano, além das mulheres terem seus trabalhos impactados pelo machismo, ainda sofrem com a má remuneração, do qual é, na maioria das vezes, fruto do preconceito, como o étnico e racial. Historicamente, diversas pessoas negras foram negligenciadas por conta de sua raça e etnia, sendo submetidas ao trabalho escravo. Entretanto, por mais que a escravidão tenha sido abolida posteriormente, o preconceito perpetua até os dias atuais.
Em suma, a fim de trazer mais visibilidade aos trabalhos de cuidado realizado pela mulher, cabe ao Estado realizar campanhas de conscientização, mostrando a importância desses serviços e a dificuldade que elas passam para trabalharem nesse ramo. Além disso, o mesmo deve tomar medidas mais severas contra o machismo, e a qualquer tipo de preconceito, através de multas e até mesmo do cárcere, caso necessário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.