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Por GrazyFreire
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#125238
Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista desenvolveu em suas obras uma "teologia do traste", cuja característica reside em dar valor a situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Paralelamente, observa-se no cenário brasileiro desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso analisar não só a falha governamental, como também a alienação social.
Em primeira instância, apesar da Constituição Federal de 1988 garantir aos cidadãos o direito ao emprego digno, há uma falha no cumprimento da lei. Por conta da alta taxa de desemprego, principalmente entre as mulheres, muitas por falta de acesso a uma ocupação de qualidade são submetidas ao trabalho mal pago, principalmente no que se diz respeito ao cuidado de familiares. Outrossim, nessa conjuntura, a falta de emprego remunerado acentua ainda mais a desigualdade social.
Segundo a filósofa brasileira Djamila Ribeiro, para que um problema seja combatido, é preciso tirá-lo da invisibilidade. Partindo desse pressuposto, a má remuneração do trabalho de cuidado realizado pela mulher não é vista como um problema na sociedade brasileira, o que torna ainda mais difícil visibilizar tal problemática. Ademais, vale ressaltar que a função do cuidar, é na maioria das vezes atribuída ao gênero feminino devido questões culturais e não é vista pela sociedade como trabalho, fazendo com que não sejam remuneradas por isso.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Dessa forma, cabe ao Ministério da Economia, realizar melhorias no sistema econômico vigente por meio de políticas públicas, a fim de amenizar o desemprego. Convém também ao Governo Federal, em parceria com a mídia, abordar a importância do trabalho de cuidar realizado pela mulher, por meio de campanhas televisivas a fim de tornar visível essa ocupação que é tão invisibilizada na realidade brasileira. Assim, a lógica barrosiana se concretizará
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Luscano
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Bom dia! Posso corrigir sim! Mas devo ressaltar que é apenas uma estimativa, ok?

C1: notei uns 3 probleminhas de vírgula, sendo eles: aposto iniciado ou finalizado no lugar indevido; vírgula separando o sujeito do predicado. Também notei alguns probleminhas no que se refere à crase: "acesso a" sempre deve ser craseado, pois "acesso" pede preposição. Há alguns desvios menores, mas, no geral, é isso.

Nota: 160.

C2: seus repertórios foram legítimos e pertinentes. Além de que você fez uso produtivo. Parabéns!

Nota: 200.

C3: tem algumas lacunas no seu texto. Por exemplo: você diz que a má remuneração dessas trabalhadoras não é vista como um problema. Você poderia explicar o motivo disso. Além disso, o INEP ainda não divulgou como o tema deve ser interpretado, porém, pelos textos motivadores, também há a parte social, que você não mencionou (o trabalho de cuidado familiar, por exemplo, que sempre recai sobre a mulher). Contudo, não vou poder dizer se a sua escolha argumentativa engloba toda a temática.

Nota: 160

C4: Infelizmente faltaram recursos coesivos entre parágrafos, uma vez que "em primeira instância" e "segundo a" não são conectores interparágrafos.

Nota: 160.

C5: a sua proposta possui os cinco elementos. Parabéns!

Nota: 200.

Total: 880.
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Por Luscano
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#125440
Bom dia! Posso corrigir sim! Mas devo ressaltar que é apenas uma estimativa, ok?

C1: notei uns 3 probleminhas de vírgula, sendo eles: aposto iniciado ou finalizado no lugar indevido; vírgula separando o sujeito do predicado. Também notei alguns probleminhas no que se refere à crase: "acesso a" sempre deve ser craseado, pois "acesso" pede preposição. Há alguns desvios menores, mas, no geral, é isso.

Nota: 160.

C2: seus repertórios foram legítimos e pertinentes. Além de que você fez uso produtivo. Parabéns!

Nota: 200.

C3: tem algumas lacunas no seu texto. Por exemplo: você diz que a má remuneração dessas trabalhadoras não é vista como um problema. Você poderia explicar o motivo disso. Além disso, o INEP ainda não divulgou como o tema deve ser interpretado, porém, pelos textos motivadores, também há a parte social, que você não mencionou (o trabalho de cuidado familiar, por exemplo, que sempre recai sobre a mulher). Contudo, não vou poder dizer se a sua escolha argumentativa engloba toda a temática.

Nota: 160

C4: Infelizmente faltaram recursos coesivos entre parágrafos, uma vez que "em primeira instância" e "segundo a" não são conectores interparágrafos.

Nota: 160.

C5: a sua proposta possui os cinco elementos. Parabéns!

Nota: 200.

Total: 880.
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Por GrazyFreire
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#125718
[/quote escreveu:@Luscano,
Muito obrigada pela correção! Eu estava muito nervosa e ansiosa, acredito que se estivesse mais calma teria feito algo melhor.
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