Em primeira instância, apesar da Constituição Federal de 1988 garantir aos cidadãos o direito ao emprego digno, há uma falha no cumprimento da lei. Por conta da alta taxa de desemprego, principalmente entre as mulheres, muitas por falta de acesso a uma ocupação de qualidade são submetidas ao trabalho mal pago, principalmente no que se diz respeito ao cuidado de familiares. Outrossim, nessa conjuntura, a falta de emprego remunerado acentua ainda mais a desigualdade social.
Segundo a filósofa brasileira Djamila Ribeiro, para que um problema seja combatido, é preciso tirá-lo da invisibilidade. Partindo desse pressuposto, a má remuneração do trabalho de cuidado realizado pela mulher não é vista como um problema na sociedade brasileira, o que torna ainda mais difícil visibilizar tal problemática. Ademais, vale ressaltar que a função do cuidar, é na maioria das vezes atribuída ao gênero feminino devido questões culturais e não é vista pela sociedade como trabalho, fazendo com que não sejam remuneradas por isso.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Dessa forma, cabe ao Ministério da Economia, realizar melhorias no sistema econômico vigente por meio de políticas públicas, a fim de amenizar o desemprego. Convém também ao Governo Federal, em parceria com a mídia, abordar a importância do trabalho de cuidar realizado pela mulher, por meio de campanhas televisivas a fim de tornar visível essa ocupação que é tão invisibilizada na realidade brasileira. Assim, a lógica barrosiana se concretizará
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.