Nesse viés, deve-se atentar para a ineficiência estatal presente na questão. Segundo o economista Keynes, o Estado é o responsável por garantir o bem-estar social. Porém, tal ação não está sendo honrada quanto a invisibilidade da profissão de cuidador exercido pelas mulheres no Brasil, visto que, o governo não estimula o trabalho de cuidador no país, o que acaba aumentando o desemprego e diminuindo o salário, principalmente das mulheres que exercem essa profissão. Assim, para tal bem-estar ser usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Outrossim, cabe ressaltar que a omissão também se faz presente no problema. Nessa óptica, atenua-se a frase do ativista Martin Luther King, "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons". Dessa forma, observa-se a falta de ação civil presente na problemática, já que, os cidadãos em sua maioria tem o conhecimento da negligência no trabalho de cuidador realizado pelas mulheres no país, entretanto, não buscam medidas para sanar tal estorvilho, resultando na alta demanda pelo trabalho de cuidador e na escassez de profissionais na área, em sua maioria mulheres. Desse modo, não há dúvidas de que a omissão está presente nesse latente problema.
Dessarte, com o escopo de atenuar a problemática, urge que a sociedade civil organizada calque o Ministério da Justiça, isto é, exija a observação do trabalho de cuidador exercidos pela mulher no Brasil. Tal ação deve ser realizada por meio de protestos pacíficos e discursos concretizados por profissionais da justiça e postados nas redes sociais—tais como vídeos no Tiktok e Instagram. Dessa maneira, a realidade atual se aproximará da sociedade ficcional apresentada por Tommaso Campanella.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada