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#78493
@pessoa

Ao mesmo tempo em que as cinzas da maior floresta tropical do mundo cobrem os céus do Brasil, o mundo caminha rumo a uma revolução verde, onde o meio ambiente não é mais entendido apenas como uma fonte de recursos a ser explorada, mas sim como necessidade para a preservação da nossa espécie. Junto dessa revolução surgem novos conceitos de negócios onde a exploração econômica possa andar ao lado da sustentabilidade. O turismo sustentável, uma dessas novas formas, enfrenta desafios para seu florescimento, como a falta de incentivo governamental ao empreendedor e a falta de educação ambiental da própria população.
Turismo sustentável não é sinônimo de ecoturismo, onde as pessoas ficam em meio a natureza, mas se enquadra a todo tipo de turismo planejado que utilize os recursos do meio conscientemente minimizando seus impactos ambientais. Mas para tanto, é necessário que os visitantes sejam educados ecologicamente, para que não causem danos ao meio ambiente em seu curto período de estadia, mas sim ajude a preservá-lo. Em um país onde há lixeiras em cada esquina nas grandes cidades e, mesmo assim, há lixo jogado no chão, não podemos esperar que essas mesmas pessoas cumpram seu papel na preservação do espaço turístico.
Além disso, o planejamento sustentável pode implicar custos extras ao empreendedor que também sofre com um sistema tributário complexo e juros caros. Enquanto o governo libera bilhões ao grande agronegócio, que expande suas fronteiras rumo à Amazônia, a juros extremamente baixos, a maioria dos pequenos empreendedores depende de bancos ou investidores para dar início ao seu negócio, o que pode não sair barato, se tornando um imenso obstáculo.
Em vista do que foi apresentado acima, é necessária uma maior integração do ensino com a educação ecológica por parte das escolas e famílias, por meio de atividades extracurriculares promovendo a conscientização do aluno. Não só isso, mas também o incentivo por parte do governo aos pequenos empreendedores sustentáveis com linhas de crédito que permitam dar início e continuação a seus negócios. Conciliando incentivo econômico com educação ambiental, o Brasil poderá dar mais um passo em direção a tão esperada revolução verde.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#78515
Olá @ViniciusCa, sua introdução está muito boa, não sou professora de português mas consegui identificar a sua tese e a introdução ao tema. Sobre isso, tenho apenas um detalhe pra te alertar, ao dizer "nossa espécie" você está se incluindo no texto, o que na minha visão da a impressão de ser escrito na primeira pessoa do singular, e não na terceira como deve ser. Exemplo: ao invés de "para a preservação da nossa espécie", tente substituir por "para a preservação da espécie humana". :D

Sobre seus dois desenvolvimentos, senti que faltou ir direto ao ponto. Você escreve bem, mas precisa delimitar mais a sua argumentação, também senti falta do tópico frasal explícito. No início do desenvolvimento é preciso citar o argumento que pretende aprofundar, no segundo período explique claramente o porque de seu ponto ser um problema, começar essa parte com conjunções como "Isso porque, Isso se deve, " ajuda, e no terceiro período o ideal é provar o ponto aprofundado, pode ser com um dado presente no texto motivacional por exemplo.

Na conclusão, é obrigatório resolver os dois problemas que você apresentou na tese, sendo a falta de incentivo de governo e a educação ambiental. Você pode fazer isso elaborando uma solução que resolva os dois problemas (mas é mais difícil), ou propor duas soluções (mais fácil), que foi o que você fez.
E quando há duas soluções o corretor vai dar nota a que estiver mais completa, ou seja, com os 5 agentes (agente, resolução, meio da resolução, detalhamento e finalidade), pela sua escrita a mais completa é a segunda, sobre investimentos do governo aos pequenos empreendedores, porém você só apresentou 3 dos agentes obrigatório (governo, incentivo, linha de crédito). E ainda, o agente "governo" não iria ser levado em conta devido a sua não identificação, por exemplo: governo é genérico de mais, quem exatamente faria o incentivo aos empreendedores? Tente mudar para Governo Federal, ou Ministério da Economia... O leitor precisa saber em detalhes 📌quem vai fazer📌, 📌o que vai fazer📌, 📌como vai fazer📌, 📌e a fim de que📌.

O 📌detalhamento📌 você pode fazer incluindo uma informação a mais em algum desses agentes, por exemplo: Governo Federal (responsável pelo repasse de verbas), ou Ministério da Economia (responsável pela manutenção financeira nacional)... Existem várias de formas de fazer isso. Eu particularmente acho mais fácil detalhar quem vai fazer, mas sinta-se livre.

Espero ter ajudado! :D :D :D

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