Diante desse cenário, cabe salientar que a negligência no setor educacional promove a desconcientização, levando em consideração que a desinformação assume um papel crítico para redução sanguínea no país. A esse respeito, Paulo Freire- filósofo brasileiro- ratifica que: apesar da educação não conseguir transformar a sociedade, sem ela a sociedade não mudará. Sob essa lógica, o desconhecimento dos cidadãos da nação confirma que tal afirmação é verídica, uma que o sistema de ensino nacional se mostra falho ao não possibilitar um bom nível de conhecimento para os indivíduos. Dessa forma, enquanto houver falha na instrução dos grupos sociais esse problema se perpetuará.
Ademais, a falta de doações gera uma extrema preocupação para área da saúde pública, pois a extinção de doadores voluntários pode ocasionar a desestabilização dos bancos de sangue hospitalares. Com isso, haverá um alto número de pessoas necessitadas para um baixo estoque de material. Contudo, tais atos violam a Constituição Federal- promulgada em 1988- a qual em seu artigo 6º busca garantir uma boa saúde para todos. No entanto, a diminuição significativa da procura de postos de coleta por parte de doadores mostra para o público uma realidade contrária a este direito constitucional.
Portanto, conclui-se que os desafios para doação de sangue ocorrem pelo descompromisso do estado por não disciplinar corretamente as comunidades a respeito deste assunto social. Deste modo, as escolas- responsáveis pela transformação social- devem por meio de aulas e palestras ensinar e conscientizar o público sobre a importância da população civil em atos de contribuição voluntária de tal material. Essa iniciativa terá o papel de combater a lacuna pedagógica e promover o aumento de contribuintes na pátria.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada