Avatar do usuário
Por augustox55
Quantidade de postagens
#120984
“Ama, com orgulho, a terra em que nascestes! criança não verás nenhum país como esse”, Foi assim que o escritor Olavo Blanc metaforizou por meio dos trechos poéticos, seu amor e admiração pelo país “, reforçando o nacionalismo utópico do período. Ao transpor o sentimento do eu-lírico para a atualidade, verifica-se o distanciamento do ideário parnasiano, haja vista o desrespeito do corpo social brasileiro evidenciado no preconceito linguístico do país. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema na sociedade brasileira, em virtude de uma base educacional lacunar e pela falta de representatividade.
Diante disso, cabe analisar o exíguo apoio escolar como um fator primordial do revés. Sob essa ótica, nota-se que a educação nacional é totalmente falha, ao deixar de trazer a importância da variedade linguística no Brasil, visto que, ao não abordar a temática, muitos dos alunos pensam que só há uma norma culta no vocábulo brasileiro, tendo em vista que, o âmbito escolar é totalmente conteudista e não se preocupa em formar indivíduos para a sociedade, causando então, a formação de pessoas que pensam que, só há uma forma “certa” de falar. Para o literário Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Desse modo, enquanto a educação brasileira caminhar em passos cursos, desafios contemporâneos como o preconceito linguístico, continuarão afligindo a nação.
Outrossim, a falta de representatividade da variedade linguística no Brasil ainda é um grande impasse na resolução de problemática. De fato, é notório que não há uma representação de sotaques vindos de periferias e regiões mais pobres no brasil, Dado que, a mídia e grandes influências sob a sociedade não dão espaço a indivíduos que “fogem” da padronização do vocábulo nacional, deixando de dar oportunidades como em novelas, propagandas e simpósios que irão das vozes as essas pessoas, causando então um preconceito da sociedade sob tais minorias. Segundo o naturalista Lamarck, “os indivíduos são fortemente influenciado pelo meio em que estão inseridos”, ou seja, se não há uma inclusão da diversidade linguística, a sociedade é influenciada a achar que aquela forma de falar não é certa.
Portanto, para que o preconceito linguístico deixe de fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra, o MEC, deve desenvolver palestras em escolas a serem webconferenciadas nas redes desses órgãos , por meio de entrevistas com vítimas e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema é erradica-lo. Dessa forma o Brasil poderá superar o preconceito com a diversidade linguística.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
137 Exibições
por Gih8
4 Respostas 
365 Exibições
por Furkinha
7 Respostas 
346 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
62 Exibições
por AnaSouza1512
0 Respostas 
42 Exibições
por Valdo
0 Respostas 
67 Exibições
por Luuara23
0 Respostas 
44 Exibições
por Saranunes19
0 Respostas 
23 Exibições
por tha04is
0 Respostas 
66 Exibições
por gouh
1 Respostas 
111 Exibições
por jheca289

O quadro expressionista "O grito&quot[…]

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos do[…]

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM