Avatar do usuário
Por Gih8
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#110915
A constituição Federal de 1998, documento jurídico mais importante do país, prevê no artigo 215 o direito à diversidade cultural como inerente a todo brasileiro. Todavia, tão perrogativo não tem se reverberado quando se observa os desafios para combater o preconceito linguístico no Brasil. Esse problema advém não só da falsa crente que a forma correta de se expressar está apenas na norma padrão, mas também na incoerência do cidadão em achar que há uma única forma de expressão.
Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito linguístico. Nesse sentido preconceito com uma variação linguística regional e informal, consequentemente, desvaloriza outros tipos de linguagem. Uma exemplificação disso, é a telenovela "as aventuras de Poliana", na novela o personagem João ao chegar em São Paulo é "zoado" por causa de seu sotaque cearense. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada pela novela está presente nos dias hodiernos.
Além disso, é fundamental apontar a incoerência dos brasileiros em acreditar que há apenas uma forma de expressão. A esse respeito, Marcos Bagno, um dos mais importantes linguistas brasileiros, entende que a língua possui função social da comunicabilidade e representa a colonização do Brasil. Entretanto, é contraditório que a nação brasileira seja multicultural, e ao mesmo tempo, imponha uma única variante como correta.
Faz-se indubitável, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso é imprescindível que o ministério da educação por intermédio de palestras, informe os alunos a existência de variação linguística regional, e nas aulas e nos livros evidenciam a forma de expressão, a fim das crianças aprendo mais sobre diversidade linguística do nosso país, e elimine também a incoerência dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
435 Exibições
por Furkinha
7 Respostas 
426 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
91 Exibições
por AnaSouza1512
0 Respostas 
75 Exibições
por augustox55
0 Respostas 
60 Exibições
por Valdo
0 Respostas 
89 Exibições
por Luuara23
0 Respostas 
66 Exibições
por Saranunes19
0 Respostas 
49 Exibições
por tha04is
0 Respostas 
88 Exibições
por gouh
1 Respostas 
184 Exibições
por jheca289
Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

A mulher invisível

A mulher tende a ser diversas vezes muito injusti&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM