Avatar do usuário
Por ianaqz
Quantidade de postagens
#124370
Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa desafios para combater o desaparecimento de pessoas, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela negligência governamental, seja pela falta de afinco da população na identificação dos desaparecidos.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre a causa do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a inoperância estatal rompe essa harmonia, haja vista que o Estado não dá atenção e recursos suficientes para as investigações necessárias.
Outrossim, destaca-se a indiferença da sociedade como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que os cidadãos não dão a devida importância ao verem pôsteres e pedidos de ajuda na procura das pessoas perdidas.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Ministério da Segurança Pública, em parceria do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) deve criar um banco unificado que permite reunir dados importantes sobre essas pessoas para facilitar a busca e identificação. Como já dito pelo engenheiro Henry Ford, se todos se mobilizam por um objetivo comum, o sucesso acontece por si só. Logo, os Governos Municipais devem instituir, nas escolas, palestras ministradas por profissionais, que discutem o combate a falta de auxílio por parte da população, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
184 Exibições
por Nathanyyyyy
0 Respostas 
496 Exibições
por pedroGomes
0 Respostas 
202 Exibições
por victorbyb
Perigos do desaparecimento de pessoas no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
0 Respostas 
346 Exibições
por Casey12
O desaparecimento de pessoas em questão no Brasil.
por RSS    - In: Outros temas
0 Respostas 
141 Exibições
por RSS
O desaparecimento de pessoas no Brasil
por vertinho    - In: Outros temas
1 Respostas 
123 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
95 Exibições
por Felipeszxxs
O desaparecimento de pessoas no Brasil
por Jcmilss    - In: Outros temas
0 Respostas 
109 Exibições
por Jcmilss
0 Respostas 
218 Exibições
por Amandapea
0 Respostas 
55 Exibições
por Amandapea

Que bom que você perguntou! Eu tinha conside[…]

Oi, lais458 . Vou ser breve. No filme "[…]

Imagina, Nicky7 ! Desculpa por não te ajud[…]

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM