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#40788
Entre 1896 e 1980 ocorreu o ápice da Varíola, que causou a morte de, aproximadamente, 300 milhões de pessoas, mas, em 1980, foi erradicada devido à vacinação em massa. No Brasil, o combate da pandemia do coronavírus, infelizmente, enfrenta diversos desafios, visto que há uma forte onda do negacionismo da ciência, além dos problemas socioeconômicos enfrentados pelo país. Segundo o epidemiologista Lawrence "Larry" Brilliant, detecção precoce e resposta rápida são palavras chaves para lidar com uma pandemia. Logo, é fundamental a promoção de medidas preventivas, a fim de minimizar os impactos e, consequentemente, combater o COVID-19.

Nesse sentido, no Rio de Janeiro, em 1904, ocorreu a Revolta da Vacina, que foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola. Desde aquela época é perceptível o negacionismo da ciência. Este tipo de conduta, infelizmente, ainda faz-se presente no Brasil como, por exemplo, movimentos anti vacinas e a recusa do uso de máscaras como proteção individual e coletiva e o não cumprimento do isolamento social potencializa a disseminação do vírus, tornando mais complexa a sua erradicação. Ao negar a ciência, consequentemente, sacrificamos a nossa saúde e, segundo Arthur Schopenhauer, esse é o maior erro que um homem pode cometer. Portanto, faz-se necessária a adoção de campanhas educativas, que incentivam a ciência.

Ademais, os problemas socioeconômicos enfrentados pelo Brasil dificultam a contenção do vírus. De acordo com Darcy Ribeiro, o Brasil tem uma perversidade intrínseca na sua herança que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso. Nessa esteira, lamentavelmente, observa-se que vários brasileiros residentes de regiões periféricas enfrentam condições inferiores para o cumprimento do isolamento social como, por exemplo, a necessidade de ir ao trabalho, a falta de água encanada, fundamental para cumprir os cuidados de higienização. Destarte, é preciso promover medidas que compreendam toda a população e atenda suas peculiaridades.

Dessa maneira, para assegurar que haja uma diminuição nos desafios de combate do coronavírus, faz-se necessária a análise de todas as regiões e suas respectivas adversidades. O Ministério da Saúde junto aos cientistas e o Ministério da Educação devem investir em campanhas que comprovam a eficácia da ciência, através da divulgação de informações científicas com uma linguagem acessível, a fim de reduzir o negacionismo da ciência, estimulando a educação e reduzindo alguns desafios. Ademais, o governo deve garantir o fornecimento de água potável encanada, por meio de redirecionamento de verbas, a fim de que todos possam seguir as normas de higienização, minimizando a disseminação do vírus e, tornando mais fácil sua erradicação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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