Em primeira análise, é fulcral pontuar que a herança histórico-cultural de uma sociedade patriarcal que contribuiu para ações de cunho machista e objetificação feminina, uma vez que não ocorre só, porém majoritariamente em mulheres, faz com que haja uma perpetuação e consequentemente altos índices de assédio sexual. Tal conjuntura assemelha-se as ideias de Adolfo Vàzquez, filósofo espanhol, o qual afirmava, em linhas gerais, que o aumento de determinado evento ocasionaria, erroneamente, sua naturalização. Dessa forma, o fenômeno patológico como a existência de relatos de assédio sexual passe a ser comum. Torna-se evidente que a postura da sociedade precisa ser revista.
Ademais, o aumento das denúncias e exposição dos casos podem impulsionar a diminuição dos eventos errôneos e estímulos para realização de denúncias antes não feitas, sendo a grande maioria devido ao constrangimento e estigmas. Como exemplificação de tal questão, observa-se a hashtag "MeToo" que expõe a magnitude mundial do assédio sexual, colaborando para identificação de casos. Sendo assim, é de suma importância a colaboração social e midiático para o combate do aumento de casos de assédio sexual.
Portanto, indubitavelmente, ações são necessárias para a resolução da problemática. Logo, cabe ao Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Mídia -veículo essencial para divulgação de informações- a criação de disciplinas obrigatórias que abordem as questões sociais a serem respeitadas, importância e consequências por meio da inserção na grade curricular, a fim de despertar a criticidade, autonomia e consciência social diante de tais questões. Espera- se com essas medidas, a reversão do quadro atual, desconstrução de pensamentos errôneos frutos de raízes históricas, contribuição para o progresso do País e que os Sísifos brasileiros cumpram finalmente o desafio de Zeus.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada