Segundo Nelson Mandela ex presidente da África do sul, a educação é a arma mais poderosa para se mudar o mundo. Neste sentido, as escolas tem uma importante função não só em auxiliar os alunos como também direcionar e integrar o aprendizado com a sociedade. Além disso, não se pode descartar a realidade social de cada aluno, muitos ficam paralisados por não receberem atenção necessária, outros são alvo de agressões, preconceito ou precisam trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias. Logo é inaceitável que esse quadro continue a perdurar.
Ademais, a taxa de analfabetismo no país passou de 6,8% em 2018,para 6,6% em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios(Pnad), se por um lado houve uma melhora no índice ainda é preciso aperfeiçoar a qualidade de ensino regular, pois muitos que sabem ler escrever precariamente frequentam formalmente a escola. Outrossim, o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desse direito indispensável como a educação, que infelizmente é claro nesse País.
Fica evidente, portanto, a necessidade de aprimorar a educação dos Brasileiros em todos os níveis, para isso o Governo Federal deve criar campanhas educativas por meio do Ministério da Educação em conjunto com escolas promovendo palestras, capacitação dos professores a fim de aperfeiçoar as instituições educacionais a novas práticas pedagógicas que levem a um aprendizado mais eficiente. Assim, baseado no pensamento do ex presidente África do Sul, Nelson Mandela, teremos uma educação mais justa, igualitária que caminhe para erradicação do analfabetismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada