• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#69275
A Declaração dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, não é o que observamos em relação a luta enfrentada para combatera xenofobia no cenário brasileiro. Nesse sentindo, o problema persiste em virtude da insuficiência governamental e a exclusão social.

Primeiramente, deve-se pontuar um empecilho no que diz respeito à carência legislativa. De acordo com John Locke, " As leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Tendo em vista o que o filósofo afirma, a lei existente não está sendo eficiente contra o problema, vendo que este mesmo continua a existir em nossa sociedade.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da exclusão social. São Tomás de Aquino defendia que todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância. Sobre tal ótica, vemos que os imigrantes não estão sendo tratados de tal forma, e que a xenofobia associada ao preconceito cultural que insiste na população, a :evil: julgar pela aversão existente por determinadas culturas que diferem da sua.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver este impasse. Urge que o Ministério da Cidadania( órgão responsável pelo desenvolvimento social e cultural), construa campanhas, mostrando as dificuldades de se estabelecerem em sociedade, por meio dos grandes veículos de comunicação, a fim de que aja a inclusão social dessa parcela da população. Para assim minimizar ou até mesmo extinguir este preconceito exposto na sociedade que convivemos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#69902
A partir da revolução industrial, diversos povos passaram por profundas transformações, não só econômicas como, principalmente, sociais. Embora a sociedade brasileira atual apresente contornos específicos, ainda é possível visualizar o legado presente na questão da xenofobia. Assim, seja por questões socioculturais, seja pela impunidade, esse tema é uma grave questão social que precisa ser resolvido.

É indubitável, nesse contexto, que a lenta mudança na mentalidade social esteja entre as causas do problema. Conforme Durckeim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão do xenofobismo é fortemente influenciado pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, opressor e injusto, a tendência é adotar esse comportamento também, oque torna sua solução ainda mais complexa.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da impunidade. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar" cabe perfeitamente. Desse modo,tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange a xenofobia.

Portanto, medidas são necessárias para resolver tal moleza. Destarte, a mídia, deve promover um debater sobre o assunto mas redes sociais, por meio de parcerias com influenciadores digitais, com a finalidade de propor a reflexão de adultos e jovens, para que tais ações sejam reduzidas de maneira significativa.

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

oi gente, bom dia esperam que estejam bem quando t[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM