• Avatar do usuário
#63100
O filme "Enough" - que narra a história da garçonete Slim - retrata a violência doméstica sofrida por ela, após casar-se com um rico empreiteiro, forçando-a a fugir com sua filha. Nesse sentido, a temática da obra está intimamente relacionada à sociedade brasileira atual, visto que os desafios para combater a violência doméstica no Brasil é um problema que restringe a cidadania no país. Com efeito, hão de ser analisadas como causa que corroboram esse cenário grave: a falta de proteção das autoridades e a mentalidade social.
Nesse sentido, é necessário pontuar que a falta de proteção das autoridades à mulheres que sofrem violência doméstica precisa ser superada. Segundo dados da polícia civil do estado de Minas Gerais, de janeiro a outubro, cerca de 32.730 medidas protetivas foram pedidas por vítimas contra agressores em todo o estado. Nos mesmos 10 meses, 144 mulheres foram mortas mulheres que sofriam com a violência doméstica. Dessa forma, a falta de proteção à essas mulheres, acarreta no acréscimo do número de vítimas por esse tipo de violência.
Ademais, a mentalidade social patriarcal existente no território nacional, dificulta a superação da violência doméstica. Nesse cenário, a escritora e feminista Simone de Beauvoir, em sua frase "A humanidade é masculina, e o homem define a mulher não em si, mas relativamente a ele; ela não é considerada um ser autônomo ", expõe o patriarcalismo presente na sociedade, que tende a priorizar os homens e seus ideais, transformando as mulheres em seres dependentes. Desse modo, observa-se que a violência doméstica é frequentemente associada a dependência da mulher pelo homem, o que faz com que muitas sejam alvos de comentários machistas, fato que demonstra o patriarcalismo ainda presente na mentalidade brasileira. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos no Brasil: fatores imprescindíveis na construção de uma civilização igualitária e democrática.
Portanto, cabe ao Governo criar mais delegacias especializadas para mulheres que sofrem com a violência doméstica, com atendimentos em turnos de 24 horas, para registro de queixa. Passa a ser a função também das instituições de educação promoverem aulas de Sociologia, História e Biologia, que enfatizem a igualdade de gênero, por meio de palestras, materiais históricos e produções culturais, com o intuito de amenizar e, futuramente, acabar com o patriarcalismo. Assim, o filme "Enough" narrará apenas uma história passada e não mais uma realidade nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM