Em primeiro plano, é indubitável que a questão da base educacional lacunar esteja entre as causas do problema . A máxima de Immanuel Kant de que " o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" , cabe perfeitamente, pois se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que esta relacionada ao crescente número de casos de obesidade na infância, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel, no sentido de reverter o problema, tendo em vista que não está fornecendo uma alimentação adequada as crianças e nem trazendo as salas de aula conteúdos sobre uma alimentação saudável.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de envolvimento parental. Segundo o Papa Joao Paulo II, " o futuro depende, em grande parte, da familia, leva consigo o porvir mesmo da sociedade; seu papel especialíssimo é o de contribuir eficazmente com o futuro de paz" , ou seja, a família é a base para a formação de uma sociedade melhor. No entanto, no que tange a questão do crescente número de casos de obesidade na infância, há uma lacuna no dever dos pais, quanto ao promover de mecanismos necessários para a educação alimentar da criança.
Portanto, para que o crescente número de casos de obesidade na infância deixe de fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para esse fim, é necessário que a família e o Ministério da Educação em parceria com a escola, juntos, realizem ações de conscientização e intervenção. Enquanto esse se daria em casa através do acompanhamento dos pais, estabelecendo limites na dieta da criança, aquele aconteceria por meio do desenvolvimento de palestras, realizadas em escolas, com objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. Talvez assim será possível construir um país de que possamos nos ufanar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada