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Por eduarda2809
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do Brasil, prevê no seu artigo 5º que "todos os cidadãos são iguais perante a lei", entretanto isto ainda não é concretizado na sociedade brasileira, visto que ainda existem desafios para combater a invisibilidade do trabalho e cuidado realizado pelas mulheres no país. Que agrava a desigualdade social em decorrência da ineficácia governamental.

Em primeiro lugar, é fato que o Brasil é um país capitalista, portanto a população brasileira é dividida em duas classes divergentes, uns vivem na pobreza e outros na extrema riqueza. O sociólogo Karl Marx define o termo "mais-valia" como as horas a mais que são trabalhadas que não são pagas, esse conceito pode ser analisado no cotidiano brasileiro, visto que muitas mulheres que vivem em situação de pobreza, se submetem ao trabalho de cuidado não remunerado, assim agravando mais a desigualdade social, já que a maioria delas necessitam desse salário para sobreviver.

Ademais, é dever do Governo federal garantir a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. De acordo com a pesquisa feita pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), as mulheres trabalham o dobro de horas semanais em trabalho de cuidado do que os homens. Portanto é vista a inércia estatal diante deste problema. Que aumenta a desigualdade de gênero, prejudicando ambos.

Diante dos fatos apresentado, é notório que a invisibilidade do trabalho de cuidado pela mulher, gera impactos na sociedade, então cabe ao Governo federal realizar criação de novas leis, por meio do poder legislativo, para garantir que não haja trabalho sem remuneração no Brasil. Como também o poder executivo deverá garantir uma igualdade de gêneros na área do trabalho de cuidado por meio da execução de leis já existentes na sociedade. Contudo garantiremos uma menor invisibilidade das mulheres no mercado de trabalho, como também uma menor desigualdade social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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