Diante desse cenário, pode-se apresentar a negligência governamental como um dos principais desafios para o combate à vulnerabilidade alimentícia no Brasil. Nessa perspectiva, a Constituição Federal e as declarações humanitárias da ONU colocam o acesso à alimentação adequada como direito inalienável do ser humano. Entretanto, o governo não preza pela garantia desse direito visto que não fornece alimentação gratuita nos lugares onde há maiores índices de fome - são as organizações filantrópicas que buscam auxiliar as populações mais necessitadas - e não há a devida preocupação com o preço dos alimentos básicos do cotidiano brasileiro - variam junto com a inflação, o que torna inviável para o consumo diário. Desse modo, fica evidente que o governo deve se responsabilizar e tomar alguma providência para reverter o cenário.
Ademais, outro fator que contribui para a manutenção da insegurança alimentar é o padrão de consumo adotado pelos brasileiros. Por conta das demandas diárias (trabalho, escola e afazeres domésticos), longo tempo no trânsito e certa facilidade para comprar comida pronta, o brasileiro opta por uma alimentação com valor nutricional insatisfatório, sendo essa a outra área que a problemática abrange. Isso é um problema pois, a falta de nutrientes acarretará mudanças indesejadas no ciclo biológico dos indivíduos que, à longo prazo, podem gerar obesidade, depressão e problemas cardiovasculares, comprometendo drasticamente a qualidade de vida. Por esse motivo, torna-se imprescindível uma mudança no consumo alimentar dos brasileiros.
Portanto, medidas devem ser tomadas para combater a insegurança alimentar no Brasil. Para isso, cabe ao Governo Federal, maior responsável pelo bem-estar do povo, - por meio do Ministério do Desenvolvimento Social - criar instituições que ofereçam comida adequada para as populações que não têm condições de comprar, a fim de garantir seu direito à alimentação. Dessa forma, para o Brasil, a grande fome estará aepnas no passado medieval.

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.