Avatar do usuário
Por Thaise16
Quantidade de postagens
#118987
Os desafios para combater a diferença salarial entre os homens e mulheres na sociedade brasileira é algo que precisa ser discutido, uma vez que, o trabalho feminino é desvalorizado perante o masculino, gerando então, a desigualdade entre eles, onde o salário recebido pelo homem é aproximadamente 20% maior que o dela, segundo o jornal g1. Dessa forma, é de extrema necessidade falar sobre duas causas que geram essa desigualdade, como: o legado histórico cultural e o descumprimento das leis.
Segundo a história, durante o período da idade média, a mulher era submissa ao sexo masculino, devido suas características físicas. Isto é, a mulher era vista como frágil e menos competente, designada apenas para tarefas menos complexas, fazendo com que trabalhassem em suas casas e nos campos sem nenhum tipo de remuneração. Diante disso, pode-se afirmar que, uma das principais causas da desigualdade salarial entre os gêneros se dá devido ao enraizamento do legado histórico, onde a mulher ainda é vista como inferior ao sexo oposto em pleno século XXI.
Por conseguinte, é fundamental evidenciar o descumprimento das leis como fator contribuinte para a desigualdade salarial entre os dois gêneros, visto que, a CF (Constituição Federal) assegura que todos os serviços prestados de forma igualitária deve ter a mesma remuneração sem distinção de sexo. Contudo, não é isto que está sendo exercido, já que, as mulheres recebem um valor inferior aos dos homens. Perante ao exposto, o não comprimento da tal lei corrobora para a desigualdade salarial.
Portanto, visando suprimir os desafios para combater a diferença salarial entre homens e mulheres na sociedade, cabe a intervenção do Governo, mais especificamente da Constituição Federal, criar mecanismos para reforçar as leis já em vigor, por meio de fiscalizações em locais de trabalho e pesquisas salariais, a fim de garantir que todos recebam de forma igualitária sem restrição de gênero.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Lauany25
Quantidade de postagens Amigos
#119000
Os desafios para combater a diferença salarial entre os homens e mulheres na sociedade brasileira é algo que precisa ser discutido, uma vez que o trabalho feminino é desvalorizado perante o masculino, gerando então a desigualdade entre eles[.] [Assim, ]o salário recebido pelo homem é aproximadamente 20% maior que o [recebido pelas mulheres] segundo o jornal G1. Dessa forma, é de extrema necessidade falar sobre duas causas que geram essa desigualdade: o legado histórico cultural e o descumprimento das leis.

No período da dade [M]édia a mulher era submissa ao sexo masculino, devido suas características físicas. Isto é, a mulher era vista como frágil e menos competente, designada apenas para tarefas menos complexas, fazendo com que [elas] trabalhassem em suas casas e nos campos sem nenhum tipo de remuneração. Diante disso, pode-se afirmar que, uma das principais causas da desigualdade salarial entre os gêneros se dá devido ao enraizamento do legado histórico, onde a mulher ainda é vista como inferior ao sexo oposto em pleno século XXI.( E de que maneira isso é visto na prática? Que comportamentos no meio laboral evidenciam essas afirmações?)

Por conseguinte, é fundamental evidenciar o descumprimento das leis como fator contribuinte para a desigualdade salarial entre os dois gêneros. [A] Constituição Federal assegura que todos os serviços prestados de forma igualitária deve ter a mesma remuneração sem distinção de sexo. Contudo, não é isto que está sendo exercido, já que as mulheres
[ geralmente/muitas vezes] recebem [um salário]inferior aos dos homens— mesmo realizando atividades e exercendo profissões semelhantes. Perante ao exposto, [fica evidente que ] o não comprimento da tal lei corrobora [a] desigualdade salarial.

Portanto, visando suprimir os desafios para combater a diferença salarial entre homens e mulheres na sociedade, cabe a intervenção do Governo,(agente) mais especificamente da Constituição Federal( a CF é um documento, logo não pode ser citada como um agente, pode sugerir que o Governo faça adaptações no documento para implantar algum novo artigo, etc, mas a CF em si não.), criar mecanismos para reforçar as leis já em vigor,( ação)por meio de fiscalizações em locais de trabalho e pesquisas salariais(meio), a fim de garantir que todos recebam [salários] de forma igualitária sem restrição de gênero.(objetivo)
(Falta apenas o detalhamento de um dos pontos)
Bons estudos!
1
Avatar do usuário
Por Lauany25
Quantidade de postagens Amigos
#119001
D1 : * dade [M]édia, períodos históricos são citados com letras iniciais maíusculas.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
5207 Exibições
por Rhannya
1 Respostas 
12354 Exibições
por Dsvv
0 Respostas 
2686 Exibições
por Maysavp
0 Respostas 
2725 Exibições
por Natalia1905
0 Respostas 
1575 Exibições
por LUWS
0 Respostas 
1120 Exibições
por Ma15373
0 Respostas 
722 Exibições
por Thaynara17
1 Respostas 
702 Exibições
por LuWc
0 Respostas 
989 Exibições
por Salmah
0 Respostas 
497 Exibições
por celes

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM