Segundo a história, durante o período da idade média, a mulher era submissa ao sexo masculino, devido suas características físicas. Isto é, a mulher era vista como frágil e menos competente, designada apenas para tarefas menos complexas, fazendo com que trabalhassem em suas casas e nos campos sem nenhum tipo de remuneração. Diante disso, pode-se afirmar que, uma das principais causas da desigualdade salarial entre os gêneros se dá devido ao enraizamento do legado histórico, onde a mulher ainda é vista como inferior ao sexo oposto em pleno século XXI.
Por conseguinte, é fundamental evidenciar o descumprimento das leis como fator contribuinte para a desigualdade salarial entre os dois gêneros, visto que, a CF (Constituição Federal) assegura que todos os serviços prestados de forma igualitária deve ter a mesma remuneração sem distinção de sexo. Contudo, não é isto que está sendo exercido, já que, as mulheres recebem um valor inferior aos dos homens. Perante ao exposto, o não comprimento da tal lei corrobora para a desigualdade salarial.
Portanto, visando suprimir os desafios para combater a diferença salarial entre homens e mulheres na sociedade, cabe a intervenção do Governo, mais especificamente da Constituição Federal, criar mecanismos para reforçar as leis já em vigor, por meio de fiscalizações em locais de trabalho e pesquisas salariais, a fim de garantir que todos recebam de forma igualitária sem restrição de gênero.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.