Avatar do usuário
Por Annascherre
Quantidade de postagens
#128723
Na obra cinematográfica americana “The100”, os habitantes da Terra são obrigados a deixá-la e se mudarem para um nave no espaço devido a grandes catástrofes antrópicas. Fora da ficção o atual cenário brasileiro se assemelha ao longametragem, uma vez que, a conduta inconsciente e desenfreada da população, acerca do uso de recursos naturais tem impactado de forma drástica o meio ambiente. Torna-se necessário o corpo civil ponderar acerca desta realidade disfuncional. Dois fatores atual na raiz do problema: o legado histórico e a negligencia das esferas governamentais.
Diante desse cenário, a herança histórica corrobora a cultura ambiental destrutiva na sociedade. Nesse sentido, a Revolução Industrial, período de grande desenvolvimento tecnológico, e teve início no século XVIII, ficou marcado pelo uso exacerbado dos recursos disponibilizados, pela natureza, uma vez que o interesse das industrias era apenas com o aprimoramento dos meios tecnológicos. Sob essa lógica, esse período marcante continua se refletindo no cenário atual, já que as empresas ignoram os impactos causados à natureza, e se preocupam apenas com a produção em massa, a exemplo de grandes latifundiários, que sem se importar com o dano ambiental, utilizam produtos que danificam o solo e os lençóis freáticos. Assim, enquanto a herança histórica for a regra o bom uso dos recursos gerados pela natureza será a excessão.
Ademais, é válido retornar ao aspecto supracitado quanto a negligência estatal como um impecílho para o bom uso dos recursos naturais. Nesse sentido, Jonh Locke, expoente filosofo inglês, desenvolveu o conceito de “contrato social”, o qual diz respeito ao dever que o Estado tem —ou deveria ter— de garantir direitos básicos aos indivíduos. Todavia, o conceito postulado por Locke, não é uma realidade no Brasil, sobretudo no que se refere ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, que mesmo sendo um direito garantido pela Constituição Federal, não e , de fato, vivenciado pelo corpo civil, uma vez que o desmatamento, as queimadas e a poluição atmosférica causa desequilíbrios ecológicos. Contudo, enquanto o Estado for negligente ao cumprir seu papel, o Brasil viverá uma das maiores barreiras para seu progresso: a conduta ambiental destrutiva.
É urgente portanto, que o comportamento predatório em relação ao meio ambiente, seja combatido. Dessa forma, o Ministério do Meio Ambiente
— responsável pela proteção ambiental— , deve promover palestras abertas ao publico, sobre a conduta ambiental consciente. Além disso, o Ministério Público Federal, deve fiscalizar de forma enfática, o cumprimento das leis. Essas ações em conjunto terão a finalidade de não só combater o legado histórico estabelecido, mas também de mitigar a negligencia por parte do Estado. Assim a nação poderá tere acesso, de fato, igualitário e adequado aos recursos naturais.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
127 Exibições
por vicotira
0 Respostas 
91 Exibições
por paloma31
A conduta ética no trabalho
por joelaraujof    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por joelaraujof
0 Respostas 
348 Exibições
por jacalvesr
0 Respostas 
138 Exibições
por rejuvencidaa
0 Respostas 
514 Exibições
por anclaaraa
0 Respostas 
76 Exibições
por italonby
0 Respostas 
52 Exibições
por YSSAra
0 Respostas 
4262 Exibições
por Alanina
0 Respostas 
4023 Exibições
por estrelina281

No século XX, surgiu a terceira Revolução Industri[…]

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM