• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#77303
É notório que a sociedade atual tem passado por grandes mudanças e a temática acerca da mulher no mercado de trabalho é um assunto recorrente. Isso porque apesar das conquistas, as mulheres não têm ainda a mesma participação dos homens no mercado de trabalho, e os desafios ainda são muitos para a conquista da igualdade de gênero.
De início, pode-se destacar um fator que tem desencadeado essa desigualdade, trata-se do fator cultural, que ainda está enraizado em uma parte da sociedade, mesmo que de forma implícita. No qual veem os homens como provedores e as mulheres como responsáveis pelas tarefas domésticas, além de serem consideradas o sexo mais frágil.
Outro fator a ser considerado é em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres. Segundo levantamento do IBGE, as mulheres recebem 20,5% a menos que os homens ocupando o mesmo cargo. Assim como, são minoria em cargos da alta direção, mesmo sendo maioria no acesso ao ensino superior, evidenciando assim o tratamento diferenciado em relação aos homens.
Portanto, apesar das conquistas, as mulheres têm ainda muitos desafios a superar no mercado de trabalho, como a busca por salários mais justos e equiparados aos dos homens, além de maior acesso aos altos cargos de direção. Para isso, é fundamental que a sociedade e as organizações mudem seus paradigmas, e passem a tratar as mulheres e homens de maneira igual, enxergando o seu potencial e não o seu gênero.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#77368
Vou tentar te ajudar! Bora corrigir essa redação.

É notório que a sociedade atual tem passado por grandes mudanças e a temática acerca da mulher no mercado de trabalho é um assunto recorrente. Isso porque apesar das conquistas, as mulheres não têm ainda a mesma participação dos homens no mercado de trabalho, e os desafios ainda são muitos para a conquista da igualdade de gênero. [Momento ideal para vc indicar quais problemas sustentam esse fato, além disso poderia ter usado de exemplos na intro!]
De início, pode-se destacar um fator que tem desencadeado essa desigualdade, trata-se do fator cultural, que ainda está enraizado em uma parte da sociedade, mesmo que de forma implícita. No qual veem os homens como provedores e as mulheres como responsáveis pelas tarefas domésticas, além de serem consideradas o sexo mais frágil. [O ideal é que o D1 tenha de 8 a 12 linhas, ou seja, vc poderia ter desenvolvido bem mais esse parágrafo, indicando os motivos pelos quais o tema é um problema social.]
Outro fator a ser considerado é em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres. Segundo levantamento do IBGE, as mulheres recebem 20,5% a menos que os homens ocupando o mesmo cargo. [Ótimo uso de dados, porém, estes são impossíveis de serem decorados. Te sugiro se basear em citações e argumentos coringas.] Assim como, são minoria em cargos da alta direção, mesmo sendo maioria no acesso ao ensino superior, evidenciando assim o tratamento diferenciado em relação aos homens. [Também acredito que o D2 ficou pouco desenvolvido.]
Portanto, apesar das conquistas, as mulheres têm ainda muitos desafios a superar no mercado de trabalho, como a busca por salários mais justos e equiparados aos dos homens, além de maior acesso aos altos cargos de direção. Para isso, é fundamental que a sociedade e as organizações mudem seus paradigmas, e passem a tratar as mulheres e homens de maneira igual, enxergando o seu potencial e não o seu gênero. A conclusão não está completa. Te sugiro pesquisar mais sobre a 5ª competência da redação do ENEM.]


Vou deixar aqui o link de um vídeo que pode te ajudar:

Nesse modelo existem muitos outros conteúdos de graça na internet que vc pode aproveitar e melhorar seus estudos pra redação. Peço desculpas caso tenha cometido algum erro e indico que vc marque mais usuários da plataforma aqui nos comentários para opinarem também e te ajudarem. Quando precisar pode me marcar. Siga estudando, vc tem potencial!!

São muitos os casos de impunidade do sistem[…]

Bom dia pessoal, JoaoPedro72 , muito obrigado p[…]

Agora que lembrei que não é poss&iac[…]

Esquecimento histórico

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM