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Por Anselmo
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Na obra "Sítio do Picapal Amarelo", criado por Monteiro Lobato,a personagem Dona Benta tem como um dos seus principais hábitos, a leitura d elivros pra seus netos. Nesse contexto, de forma análoga, percebe-se que o enredo pode contribuir para compreender os desafios para ampliação do hábito da leitura na atual sociedade brasileira. Nessa circunstância, são inúmeros os fatores que contribuem para a problemática apresentada, entre eles, políticas públicas pouco eficazes e ínfimos projetos pedagógicos. Desse modo, torna-se premente analisar os principais impacto desse imbróglio, além de apresentar soluções para o impasse apresentado.
Sob esse viés, as políticas públicas pouco eficazes, favorecem a problemática. Nesse cenário conforme a teoria do "Contrato Social", do filósofo John Locke, cadê ao Estado garantir o bem-estar a toda a sociedade. No entanto, percebe-se que essas atitudes não são realizadas no nosso cotidiano, segundo dados da pesquisa Retrato da leitura, 44% da população brasileira não lê, muito por causa do alto preço dos livros. Logo, evidência-se a necessidade do desenvolvimento de medidas mais eficazes que mitiguem esse desafio.
Outrossim, salientam-se os poucos projetos educativos como potencializadores do óbice apresentado Nessa perspectiva, segundo o sociólogo Durkheim, a família é uma instituição fundamental da sociedade e uma parte importante da estrutura social. Dessa forma, demontra-se a essencialidade de familiares no combate aos desafios para ampliação do hábito da leitura na atual sociedade brasileira.
Portanto, é dever do Ministério da Educação, setor do governo responsável pela elaboração e execução da Polícia Nacional de Educação (PNE), baratear o valor dos livros, por intermédio da Parceria Público-Privada(PPP), com a finalidade de ampliar o a cesso a obras e, em decorrência disso, do hábito da leitura. Ademais, cabe ao mesmo ministério, por meio de secretarias educacionais, propor, nas escolas, projetos pedagógicos, clubes de leitura, com a participação da família, com o propósito de, desde a infância, desenvolver o pensamento crítico e autônomo dos brasileiros, com o propósito de dirimir os desafios para a ampliação do hábito da leitura na atual sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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