• Avatar do usuário
#63150
Na série "Once Upon a Time", a personagem Emma passou toda sua infância em um lar adotivo, e nunca teve a sorte de ser adotada, pelo fato de ficar cada vez mais velha do que as crianças mais novas que chegavam. Do mesmo modo, o Brasil possui lares adotivos com crianças que nunca são escolhidas não só por causa da sua idade mas também pela dificuldade burocrática. Nesse sentido, percebe-se que o desafio da adoção no País é uma problemática motivada pela exigência dos futuros adotantes e pelo longo prazo de espera do processo de habilitação com o papelório.
Convém ressaltar, a princípio, que a exigência está entre as causas do problema, uma vez que os adotantes querem escolher a fisionomia da criança. Consoante ao poeta William Shakespeare, "O amor não se vê com os olhos, mas com o coração". Dito isso, é notório que o requisito imposto para os futuros adotados não deveria existir, visto que, o amor enxerga através disso. Dessa forma, verifica-se que, infelizmente, ainda há muitas pessoas que tem preferências quanto a aparência da criança, e faz com que isso atrapalhe e atrase o processo da adoção.
Ademais, salienta-se, a lentidão dos documentos de adoção e a longa fila de espera como mais uma das causas dessa controversa. Na série "friends", a personagem Mônica com seu marido Chandler passa problemas com o processo da perfilhação, por causa da demasiada demora. Desse modo, observa-se que mesmo existindo uma longa fila para adoção, muitas crianças acabam crescendo sem receber um lar e uma família. Portanto, indubitavelmente, faltam medidas efetivas para que o problema dos desafios do perfilhamento no Brasil seja resolvido.
Em suma, para que a questão abordada no tema deixe de existir no contexto atual, medidas precisam ser tomadas. Para tanto, é vital que o Ministério da Justiça aperfeiçoe o sistema de habilitação para a adoção, por meio de novas plataformas, com a finalidade de acelerar e promover uma melhor experiência para o adotante durante o processo da perfilhação. Paralelo a isso, o Ministério da Educação deve realizar palestras com a intenção de quebrar o estigma do padrão estético, para que as crianças não escolhidas, por serem consideradas longe do padrão da sociedade, tenham a chance de ter uma família. Dessa maneira, as crianças não terão que vivenciar o mesmo cenário da personagem Emma, e o revés existirá apenas na ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

No filme "Lorax: em busca da trúfula p[…]

cassiahso , eu simplesmente AMEI sua corre&ccedi[…]

Ei Alice, Tudo bem? Vamos lá! Segundo[…]

Pra que título?

“Não são as crises que mudam […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM