Nesse sentido, é válido pontuar que o processo histórico intensifica o preconceito racial. Acerca disso, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em seu livro “Raízes do Brasil”, analisa a formação do povo brasileiro, destacando o sentimento de inferioridade associado aos indígenas e africanos por conta da escravidão. Sob essa perspectiva, nota-se, infelizmente, que esses grupos ainda são menosprezados e muitos vivem em situação de vulnerabilidade econômica, carecendo de direitos básicos como alimentação, moradia, saúde e educação de qualidade. Assim, se faz necessárias mudanças sociais capazes de promover inclusão.
Ademais, a desinformação restringe a busca desses grupos excluídos pelos direitos que possuem. A maioria das comunidades tradicionais disponibilizam de pouco acesso ao conhecimento relacionado a direitos defendidos na Constituição Federal de 1988, bem como a reivindicação desses na prática. Isso dificulta a sua ascensão social, a respeito disso é possível citar as lutas indígenas por suas terras, as quais são frequentemente invadidas por garimpeiros e grandes latifundiários, mas não contam com maior visibilidade – nas redes sociais e televisivas – pelo difícil acesso tecnológico nesses grupos.
Portanto, é preciso que o Ministério da Educação e Cultura - órgão responsável por todo o sistema educacional brasileiro – inclua na Base Nacional Comum Curricular discussões sobre o legado e a importância dos povos tradicionais, por meio da realização de palestras em escolas e universidades, a fim de garantir maior visibilidade e valorização desses grupos . Além disso, o Governo deve investir em educação nas áreas mais carentes - como a Amazônia -, através das verbas . Desse modo, a sociedade brasileira será mais inclusiva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.