Em primeiro lugar, nota-se como a inoperância estatal persiste na hodierna nação verde-amarela, já que ocorre a exclusão de povos nativos desse país, como acontecia durante a época do Brasil Colônia. Na obra "Ética a Nicômaco", de Aristóteles, a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, a desvalorização de povos tradicionais, tende a ser uma comprovação da ausência de políticas públicas no país. Assim, o caos e a falta de projetos atenuantes são intensificados, gerando uma grande discriminação por parte da sociedade em relação a esses povos tradicionais.
Ademais, é fundamental destacar a ausência midiática como uma outra questão que fomenta o desrespeito dos nativos na coletividade. De acordo com Karl Marx, a sociedade pode ser descrita como um fator educador do indivíduo, ou seja, o seu ser social como determinador da consciência humana. Nessa perspectiva, ao compreender essa associação, bem como ao presenciar tal desvalorização no país, nota-se que a permanência do impasse é justamente fruto desse ser social, que erra ao não cumprir seu dever de levar corretas informações para a nação, visto que, grande parte da sociedade contemporânea possui acesso as mídias sociais.
É inadmissível, portanto, que a desvalorização de povos e comunidades nativas continue no país. A fim de reverter tal exclusão, o Ministério do Desenvolvimento Social, precisa garantir o bem-estar e a inclusão desses povos na sociedade. Essa medida será cumprida por meio de parcerias com o estado, as mídias sociais e a escola, a fim de que a sociedade seja informada devidamente sobre a importância desses povos, também incluindo parte da sua cultura em livros didáticos. Sendo assim, o individualismo, certamente, não será mais um empecilho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada