Sob esse viés, é necessário ressaltar que a exclusão de tais comunidades do ensino superior brasileiro perpetuam a dificuldade de inserção no contexto urbano e é uma das formas de violência sofrida por eles. Em cima disso, o autor Paulo Freire descreve a educação como instrumento imprescindível para a transformação da sociedade, assim, sem a atuação dela não é possível reverter a segregação dos indígenas por exemplo. Apesar do Artigo 6 da Constituição Federal de 1988 ofertar a educação entre os residentes no país, é evidente que o baixo número de vestibulares indígenas ocasiona na falta de oportunidades para o povo. Sendo assim, a desvalorização da importância das comunidades indígenas pode ser constatada nas baixas impostas à eles no sistema educacional.
Ademais, o preconceito por fazer parte das populações ancestrais do Brasil é uma consequência histórica do período colonial. Desde o princípio da colonização por Portugal, a cultura dos indígenas foi encarada como inferior aos preceitos europeus, essa mentalidade pode ser certificada na Carta de Descobrimento de Pero Vaz Caminha, que descreve o primeiro contato entre indígenas e europeus. Portanto, a falta de reconhecimento aos povos tradicionais brasileiros, a exemplo deles, os indígenas, decorre da formação do Brasil e de uma visão eurocêntrica.
Em suma, a fim de atenuar as injustiças sociais descritas por Nancy Fraser no Brasil, é necessário que o Governo Federal, órgão administrativo do país, aliado ao Ministério da Educação estimule a identidade nacional nas escolas públicas por meio de palestras que introduzam as culturas tradicionais na formação dos alunos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada