Em primeiro lugar, destaca-se o dersevirços estatal, como uma das causas do problema. Sob esse vies, segundo o filósofo John Locke, "Cabe ao estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo". No entanto, ao analisar o contexto nacional, vê-se uma coluna entre a teoria e a prática nacional, uma vez que não condiz com a realidade brasileira, pois esta parte da nação tem suas necessidades esquecidas, e ainda mais quando se trata de educação, saúde e sua própria cultura. Diante disso, é inaceitável tal conduta, em pleno século XXI, ainda se perpetuar no Brasil.
Ademais, verifica-se o preconceito como mais uma das causas do revés. Sob essa perspectiva, vale relembrar a fala do escritor Barão de Itararé, "Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte, ja são diferentes". Á vista disso, vale salientar como a sociedade reage de uma forma extremamente egoísta, quando trata-se de uma cultura diferente da sua, por falta de conhecimento. Logo, não deve-se ser permitido tamanha falta de aprendizado, justamente, com o tanto de informação que as redes sociais nos proporciona.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela a população dos povos tradicionais desvalorizados. Para isso, é necessário que o governo a exemplo das autoridades tomem medidas rápidas para reverter o caso, promova palestras e campanhas, por meio de lugares públicos. Nesse sentido, o intuito de tal medida é acabar com a problemática do tema, fazendo com que o Brasil se torne um lugar bom para viver.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.