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Por Nicky7
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#130529
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a desvalorização dos povos tradicionais, como os indígenas e quilombolas, ainda é uma barreira que deve ser superada. Nesse sentido, emerge a configuração de um grave problema, em virtude da lacuna educacional e da omissão governamental.

É indubitável, nesse contexto, apontar o déficit educacional como um agente intensificador da questão. Conforme a instituição Ipsos Mori, o Brasil já foi considerado o país mais alienado do mundo. De fato, a falta de conhecimento da população sobre a importância da valorização dos povos tradicionais é um problema, já que mesmo as escolas, muitas vezes, trata esse tema como algo supérfluo, não propagando o entendimento a respeito da relevância desses grupos, como as suas contribuições para a medicina, o que gera, lamentavelmente, a ignorância massiva da população, além da ideia de que tais grupos são irrelevantes para a sociedade. Tudo isso, infelizmente, fomenta pela a desvalorização dessas comunidades.

Além disso, outro fatoe influenciador é a negligência governamental. Para o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar social. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à desvalorização das comunidades tradicionais, visto que ao não assegurar os direitos dessa parcela, como a proteção de suas terras, o Estado contribui para as invasões e as explorações de seus territórios, bem como a destruição de suas fontes de sobrevivência, a natureza. Desse modo, é notório que o Estado ao negligenciar a seguraça dessas comunidades, influencia para a opressão e desvalorização desses povos tradicionais.

Portanto, é necessário intervir sobre o problema. Para isso, o MEC deve promover palestras sobre a importância das comunidades e povos tradicionais, por meio de aulas, a fim de reverter a desvalorização que impera. Tal ação pode, ainda, conter a participação de sociólogos. Paralelamente, é preciso atuar sobre a displicência governamental presente no problema. Assim, os preceitos da Declaração Universal poderá se tornar uma realidade.
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Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
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Por Nicky7
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#130530
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Por Felipe082
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#130610
Imagina, @Nicky7! Desculpa por não te ajudar mais :oops:
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Por lais458
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#130699
@Nicky7

Você desenvolveu bem o tema proposto, abordando a desvalorização dos povos tradicionais no Brasil e utilizando um repertório sociocultural produtivo. A citação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de Thomas Hobbes é relevante e enriquece seu texto. No entanto, seria interessante incluir mais exemplos específicos sobre as contribuições desses povos para a sociedade brasileira.

Sugestão: Você poderia mencionar algumas práticas culturais ou conhecimentos medicinais específicos que os indígenas ou quilombolas trouxeram para a medicina moderna. Isso ajudaria a tornar seus argumentos ainda mais concretos.
Estrutura Dissertativo-Argumentativa

Seu texto segue bem o formato dissertativo-argumentativo, com uma introdução clara apresentando sua tese, desenvolvimento com argumentação sólida e uma conclusão propondo intervenção.
Dica: Certifique-se de que cada parágrafo tenha uma ideia central clara e que todas as partes estejam conectadas logicamente.

Os argumentos são coerentes e relacionados ao tema. A menção à pesquisa da Ipsos Mori fortalece seu ponto sobre o déficit educacional. Contudo, há alguns erros gramaticais que podem ser corrigidos para melhorar a clareza do texto.

Exemplo: "Conforme a instituição Ipsos Mori..." pode ser melhorado para "De acordo com um estudo realizado pela instituição Ipsos Mori..."

Além disso: "...fomenta pela a desvalorização dessas comunidades." deve ser corrigido para "...fomenta a desvalorização dessas comunidades."

A articulação das partes do texto está boa, mas você pode aprimorar o uso de recursos coesivos (conectivos) em alguns pontos para garantir maior fluidez entre as ideias.

Sugestão: Use conectores como "além disso", "por outro lado", "em contrapartida" etc., quando for mudar de argumento ou adicionar informações complementares. Por exemplo: "A falta de conhecimento da população... além disso,..."
Proposta de Intervenção 💡

Sua proposta contém quase todos os elementos necessários: agente (MEC), ação (promover palestras), meio (aulas), efeito (reverter desvalorização). No entanto, faltou detalhar um pouco mais algum desses elementos ou justificar por quê essa ação específica será eficaz.

Exemplo: "O MEC deve promover palestras sobre a importância das comunidades e povos tradicionais nas escolas públicas, por meio de aulas interativas, envolvendo sociólogos e líderes comunitários locais, visando reverter a ignorância massiva acerca da relevância desses grupos na sociedade brasileira."

Continue se dedicando! Sua redação já está ok; apenas pequenos ajustes podem torná-la ainda melhor!
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Por lais458
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#130700
nota:
c1: 160
c2: 200
c3: 200
c4: 200
c5:160
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Por Nicky7
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#130730
@lais458 MT obrigado!! Vc me ajudou mt :3 mas só são esses os erros gramaticais?
Desde já, mt obrigado! ❤️
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