Avatar do usuário
Por clebinho
Quantidade de postagens
#123773
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal na qual o corpo social está isento de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é justamente o oposto do que o autor prega. A desvalorização dos povos tradicionais persiste na sociedade brasileira, e esse cenário antagônico é resultado tanto da falta de atuação estatal quanto da falta de informação dessas comunidades excluídas. Portanto, é fundamental analisar profundamente as causas dessa problemática na sociedade, o que se torna uma medida urgente para o pleno funcionamento social.

Primeiramente, é crucial destacar a falta de ação dos setores governamentais no que diz respeito à criação de mecanismos que coíbam essas recorrências. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge sua plenitude quando os direitos do corpo social são igualmente desfrutados. No entanto, a passividade do Estado afasta os povos tradicionais dos direitos garantidos pela Constituição, perpetuando a opressão e o sentimento de exclusão na sociedade. Nesse sentido, enquanto o Estado negligenciar suas responsabilidades, o problema persistirá, e os direitos dos cidadãos continuarão a ser sistematicamente desrespeitados.

Além disso, é imperativo ressaltar a falta de informação como um fator que contribui para o problema. Segundo Hebert José de Souza, sociólogo brasileiro e ativista dos direitos naturais, o desenvolvimento humano só será efetivo quando a sociedade afirmar cinco princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. No entanto, apesar da rica tradição das comunidades, a problemática persiste no Brasil, indicando que a complexidade dessa falta de valorização dos povos tradicionais vai além do aspecto social, podendo ser vista como uma falta de conhecimento sobre as leis do país. Essa falta de informação retarda a resolução do problema, contribuindo para sua perpetuação.

Portanto, diante dos desafios mencionados, é necessária uma ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse contexto, cabe ao poder público, por meio do Ministério da Cidadania, promover a inclusão adequada desses povos na sociedade, através de programas governamentais que visem à sua integração social. Além disso, é fundamental que a sociedade exerça valores como tolerância e respeito, a fim de aumentar a valorização das comunidades tradicionais no contexto social. Uma vez que essas ações sejam efetivamente implementadas, o ideal apresentado por Thomas More poderá ser alcançado, e a sociedade brasileira poderá progredir rumo a um estado mais justo e igualitário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
226 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
59 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
104 Exibições
por lauranobre
0 Respostas 
45 Exibições
por emilybsl
3 Respostas 
113 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
42 Exibições
por joana24
0 Respostas 
26 Exibições
por marihassan08
0 Respostas 
48 Exibições
por samarano6584
0 Respostas 
89 Exibições
por carolvoy
7 Respostas 
258 Exibições
por Caiunao

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM