Dessa forma, torna-se evidente que a omissão de lideres governamentais do país, cristaliza a real situação de indígenas, quilombolas, pescadores entre outros povos tradicionais do Brasil. Isso acontece porque observa-se a deterioração do papel formador do jovem na escola, visto que a ingerência governamental prevê uma educação que limita a instrução social, de modo, que a sociedade não esteja preparada para lidar com o desafio de valorização destes povos e comunidades, e muito menos, propor caminhos para combater essa desvalorização.
Além disso, é inegável como a manipulação midiática alicerça a desvalorização destes povos e comunidades. Isso acontece porque os meios de comunicação pautados em uma perspectiva lucrativa, valorizam o engajamento de seus conteúdos, marginalizando, assim, a abordagem de situações que não evocam a visibilidade. Dessa maneira, a conjuntura precária que cerca os indígenas, quilombolas, pescadores... é silenciada na mídia por não ser um assunto atrativo e que envolva a maior parte do público-alvo desses veiculos.
É evidente, portanto, medidas que solucionem a situação dos povos tradicionais. Por isso o Ministério público - órgão responsável pela defesa dos interesses sociais - deve por meio, de ouvir as necessidades e queixas das pessoas quê compõe esse grupo, afim, de se ter equidade, igualdade e valorização, para enfim, todos os povos tradicionais do Brasil. Assim, o ideal do geógrafo Milton Santos será, de fato, uma realidade no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada