Principualmente,é fulcral pontuar a falta de atuação dos setores governamentais,no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências.De acorodo com o geógrafo Milton Santos , em seu texto "As cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social,em sua totalidade,são homogeneamente desfrutados.Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distância os povos tradicionais dos direitos constitualmente garantidos,a medida que a opressão e o sentimento de exclusão alastra-se sobre a sociedade.Dessa forma,enquanto a máquina pública negligência suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Ademais, é imperativo ressaltar a falta de informação como promotor do problema.Segundo Hebert José de Souza, sociólogo brasileiro e ativista dos direitos naturais,o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.Diante dessa perspectiva, apesar da tradição de comunidades,a problemática ainda persiste no Brasil, o que remete ao pensamento de que a complexibilidade dessa ausência de valorização dos povos tradicionais ultrapassa o campo social, podendo ser vista como uma falta de conhecimento sobre as leis do país.Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a precariedade informacional contribui para a perpetuação do problema.
Portanto, diante dos desafios supramencionados , é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los.Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Ministério da Cidadania,promover a inclusão devida desses povos na sociedade, por meio de programas de governo, afim de incluí-las no âmbito social.É necessário, também,que a sociedade exerça valores como tolerância e respeito,para que aumente a valorização de comunidades tradicionais no meio social.Feito isso,o ideal exposto por Thomas More será atingido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.