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Por eunhaz
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No Brasil, o reconhecimento da importância dos povos e grupos tradicionais é um desafio a ser enfrentado. Conforme informações do Censo de 2010, o Brasil possui 305 etnias indígenas. Além disso, o Censo de 2022 incluiu dados inéditos ao listar a população quilombola, com cerca de 1,3 milhão de cidadãos. Entretanto, essa riqueza e diversidade cultural não são exploradas. Diante desse cenário, a mudança dessa realidade exige enfrentar dois principais obstáculos: a descaracterização do conceito de povos tradicionais e a desconsideração da fala de líderes desses povos.

Ao realizar uma primeira análise, percebe-se a falta de conhecimento da sociedade em geral em relação ao uso do termo 'povos tradicionais' e a quais grupos esse termo se refere. Segundo o Decreto Federal n.º 6.040, os povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente distintos que se identificam como tais, possuem formas próprias de organização social e ocupam e utilizam territórios e recursos naturais como condições para a regeneração de sua produção cultural, social, religiosa, ancestral e econômica. No entanto, não é de conhecimento das massas o significado prático dessa denominação, resultando na má compreensão desses grupos por uma considerável parcela da população.

Em uma segunda análise, é alarmante a ausência de autores dos povos tradicionais sendo referência no assunto, já que são privilegiados autores, antropólogos e historiadores de fora desses grupos. Nesse viés, é comum que a leitura de José de Alencar seja privilegiada em comparação à obra de indígenas. Consequentemente, é gerada uma visão distorcida dos costumes e modo de vida dos povos tradicionais na contemporaneidade.

Diante do exposto, para contornar a falta de entendimento e desvalorização dos povos e grupos tradicionais, é necessária uma revisão de materiais didáticos e demais peças culturais com grande apelo popular. Nesse contexto, cabe ao Ministério da Cultura a missão de revisar a maneira como a questão dos povos tradicionais é tratada na cultura brasileira, visando corrigir más representações dessas populações, com o intuito de que mais camadas da população brasileira obtenham consciência da vivência desses grupos, gerando uma sociedade mais inclusiva e tolerante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por eunhaz
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#121691
oiiiiiii @Casey12 você já corrigiu uma redação minha, poderia dar uma olhada nessa? desejo tudo de bom!
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