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Por Kiyommii
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“O cidadão invisível” trata da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. A crítica de Dimenstein é verificada na lacuna de direitos dos povos tradicionais que ainda nos séculos atuais é um desafio serem devidamente valorizados. Então, deve-se traçar estratégias a partir das causas do problema: o legado histórico e a má influência da mídia.

Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a herança histórica é um fator do problema. Para Djamila Ribeiro, “é danoso que as pessoas não conheçam a história dos povos que as construíram”. Porém, tal desconhecimento é uma realidade quanto a lacuna de valorização de povos tradicionais, visto que em nossa sociedade, os povos que edificaram a história e cultura brasileira não são reconhecidos como cidadãos. Assim, é preciso reconhecer esse legado histórico para que o problema seja superado.

Além disso, cabe analisar o impacto do silenciamento da mídia no problema. Orwell afirma que a mídia controla a massa. Tal controle é nítido quanto à falta de reconhecimento das populações tradicionais, visto que grandes canais de informação não trazem à pauta a comunidades, invisibilizando mais de 26 povos, segundo G1. Assim, urge que a mídia se responsabilize pelo comportamento que provoca na sociedade.

Portanto, é urgente uma intervenção pontual. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa sobre a realidade das civilizações e sobre preservação dos territórios, por meio de entrevistas, a fim de reverter a má influência midiática que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais para que chegue a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre o legado histórico presente no problema. Dessa forma, o Brasil poderá ter menos "cidadãos de invisiveis", como defendeu Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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