Primeiramente, nota-se que os povos tradicionais não usufruem, em plenitude, de seus direitos básicos – educação, saúde, terra. Segundo o geógrafo Milton Santos, a democracia só é plena quando atinge a totalidade das camadas populares. Se os povos tradicionais não têm acesso aos seus direitos, não são vistos como cidadãos perante os demais e, consequentemente, não participam do regime democrático, desvalorizando o grupo na sociedade. Por exemplo, dos 1,5 milhões de indígenas, apenas 0,5% se encontram no ensino superior, segundo o MEC, denotando uma grande exclusão. Sendo assim, a defesa e a implementação dos direitos conquistados devem ser respeitadas.
Ademais, o preconceito corrobora para a marginalização desses povos, visto que grande parcela da população possui uma visão ignorante e distorcida dessas comunidades. Ainda hoje é muito comum observamos na mídia, por exemplo, o estereótipo do indígena nu caçador ou misticismo sobre o povo cigano. Essa estigmatização, inclusive, atinge a nossa classe política, responsável pela criação de políticas públicas aos mesmos. Dessa forma, o preconceito contribui para a contínua estigmatização e marginalização de um povo complexo e abrangente.
Diante do exposto, portanto, nota-se que a valorização das comunidades dos povos tradicionais pode estar atrelada à defesa dos seus direitos básicos e o combate ao preconceito. Deste modo, faz-se necessário a criação de políticas públicas pelo Estado brasileiro visando garantir os direitos prescritos na Constituição Federal, possibilitando a inclusão deste segmento na sociedade, valorizando-os. Tal ação pode ser feita mediante: programas assistência básica, permitindo o acesso à educação e bens de consumo essenciais; a divulgação da cultura e história em escolas; maior representatividade em instituições de poder por cotas. Sendo assim, o sujeito incluso à sociedade pelos seus direitos, reduz o preconceito pela convivência com os demais, valorizando-os como iguais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.