Diante desse cenário, é preciso retomar para a negligência estatal presente em relação à desvalorização desses povos. Sob esse viés, pode-se citar o filósofo,Thomas Hobbes, o qual diz que a função do Estado é garantir a paz entre os habitantes, no entanto, não se vê tal garantia sendo exercida, quando somente 26 desses povos tradicionais e comunidades são reconhecidos e muitos outros nem são inclusos na legislação. Nesse sentido, é notória a urgência em acabar com essa negligência e tornar claro o reconhecimento de todos eles.
Ademais, deve-se ressaltar a ausência de conscientização por parte da população sobre esses povos. Nesse contexto, é possível relacionar tal tese com o acontecido com a química e física, Marie Curie, por ela ser mulher, teve que lutar pelo seu reconhecimento no primeiro prêmio nobel. Segundo o educador Paulo Freire, - "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades"-, ou seja, se a população não for ensinada e informada sobre essas comunidades e povos, além dos indígenas, haverá a exclusão deles, fazendo com que aumente tal desvalorização. Dessa forma, é perceptível a necessidade em conscientizar a população sobre a importância dessas comunidades, principalmente para a preservação do meio ambiente e trazer seu devido reconhecimento para que o ocorrido com Marie não se torne algo comum.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Educação adicione profissionais especializados sobre esses povos, para informar os alunos sobre a importância deles para o meio ambiente e que o Ministério das Comunicações desenvolva campanhas, por meio das redes sociais, com o objetivo de conscientizar a população, oferecendo a elas descontos para passeios, assim elas poderão ter um contato direito com essas culturas, com intuito de acabar com os desafios para a valorização dos povos tradicionais e comunidades no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.