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Por belovr
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#116289
A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante o direito à proteção dos povos tradicionais, incluindo a sua cultura e os seus costumes. Entretanto, a ausência da valorização da vivência nativa brasileira ocorre pela omissão estatal que leva a pouca informação acerca dos povos originários.

A princípio, é válido ressaltar a falta de informações publicas divulgadas a população. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério Público Federal, existem cerca de 424 mil povos tradicionais. Neste sentido, a quantidade exorbitante, desde indígenas até extrativistas, não colabora com o conhecimento gerado aos restantes dos cidadãos. Logo, faz-se necessário a inclusão de mais colocações sobre as comunidades originárias, visto que existe a falta de acesso as informações pertinentes, e que trariam mais discernimento.

Ademais, a desvalorização cultural torna-se um problema grave. De maneira análoga, de acordo com Paulo Freire, filósofo brasileiro, não há saber mais ou saber menos, e sim, saberes diferentes. Destarte, as tradições dos povos e comunidades tradicionais não deve ser considerada um conhecimento sem valor, sendo rotulada devido a falha de comunicação. Logo, o compartilhamento indevido ou a falta de acesso acarreta problemas maiores as comunidades tradicionais, como a intolerância e a ilegitimação social.

Em suma, é preciso solucionar esse revés urgentemente. Neste âmbito, cabe ao Ministério Público, em conjunto das comunidades e povos tradicionais, intervir e perpetuar dados por meio de campanhas socioeducativas e documentários, envolvendo cada população originária, sobretudo acrescentando vivência e reconhecimento cultural. Desta forma, o direito à proteção, como vigora na Carta Magna, será um benefício praticado verdadeiramente em prol dos nativos do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Mayrita23
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#116324
Oii, não sou especialista em correções, porém irei fazer de acordo com o que me ensinaram

C1: 200
Demonstrou um ótimo domínio da norma da língua portuguesa sem desvios gramaticais.

C2:200
Compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
apresentou uma argumentação consistente, a partir de repertórios socioculturais

C3:200
Selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

C4:200
Demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, articulando bem as ideias, apresentando um repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

C5:200
Elaborou a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
E apresentando os 5 elementos (Agente, Ação, Meio, Efeito e Detalhamento)
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