Avatar do usuário
Por Kaliveirxxx
Quantidade de postagens
#114429
Na profunda percepção do famoso polímata brasileiro Gilberto Freyre, os primeiros habitantes dos territórios brasileiros têm importante impacto cultural e social na formação do país, apesar do quase nulo respeito por tal. Sua visão reflete os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Apresentando a crescente problemática como uma situação grave, que necessita de rápidas atitudes. De maneira institucional, se faz necessária a reeducação social no que diz respeito às comunidades precursoras do nosso território.
Historicamente, os povos originários têm em seu passado grandes lutas contra o preconceito, e o sofrimento de terem suas crenças, culturas e costumes reduzidas e desmerecidas pelos bárbaros povos europeus durante a colonização e o Império. No entanto, a contribuição cultural, gastronômica e na formação social tupiniquim vinda dos povos tradicionais, tornou o Brasil um país de riquezas singulares. Na atualidade, a situação, porém, é análoga ao cenário preconceituoso e violento acontecido anteriormente, como no claro exemplo de desvalorização, invasão e desrespeito acontecido em uma reserva Yanomami, no início do ano.
Em consonância com a longa luta por igualdade e respeito, os povos originários foram, por muitas vezes, retratados subilmente pelo cenário artístico nacional. Como no hino eternizado na voz da mineira Clara Nunes, Canto das Três Raças, que narra a luta pela valorização até hoje. Em um contexto de indiferença e falta de conhecimento por parte da grande maioria da população verde e amarela, é contextualizada a visão de Freyre. Demonstrando que, apesar de grande herança cultural e importância social obtida das comunidades originárias, ainda é mínima a reverência necessária para com essas minorias.
Uma nação bem-educada conhece, protege e se orgulha de suas origens. Dessa forma, se faz necessária a educação individual de cada cidadão, para que o Brasil como um todo, conheça, respeite e entenda sua história. O Estado também possui papel decisivo nessa mudança de postura, se colocando ao lado dos povos originários e assegurando seus direitos, previstos na Constituição Federal e na Declaração dos Direitos Humanos. É de suma importância escrevermos, com a ajuda de todos, um presente e um futuro muito diferentes do passado de preconceito e desvalorização.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
116 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
48 Exibições
por Yhsdj
0 Respostas 
35 Exibições
por Weverton8
0 Respostas 
53 Exibições
por Sandrinne
1 Respostas 
78 Exibições
por Matheus1
0 Respostas 
51 Exibições
por Marcellemaia
0 Respostas 
61 Exibições
por luizaolivers
1 Respostas 
179 Exibições
por Gi69
3 Respostas 
205 Exibições
por Biaa25
0 Respostas 
125 Exibições
por Lourencogom

O lema positivista na bandeira nacional sugere a b[…]

Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM