_É observável como esses povos são constantemente desvalorizados ao analisar os grandes números de analfabetismo e a falta de documentos de reconhecimento. Um exemplo disso foi o processo de recebimento do auxílio emergencial no qual diversas pessoas não conseguiram ou nem se quer sabiam dessa nova renda e consequentemente foram excluídas da sociedade. Ou seja, além de não terem uma escolaridade básica e documentações importantes para todo cidadão, são deixados e abandonados, por assim dizer, pela população e o governo.
_A crise climática, ambientais e problemas na garantia de saúde, lazer e moradia são vertentes enfrentadas por esses grupos que estão facilmente sujeitos a ataques e invasões territoriais cometidas por delinquentes. Mesmo com a existência de um decreto, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que visa a proteger a autonomia e integração de comunidades e povos tradicionais, ainda assim não é reconhecida a participação social desses grupos.
_Por tudo isso dito, o Estado tem o dever e a obrigação de preservar e incluir esses grupos na legislação brasileira com campanhas e palestras em escolas e universidades com objetivos de reconhecimento social e preservação. Abrir portas a oportunidades de emprego ou de ingressar numa faculdade, para que, assim como a personagem de Erika, isso se torne uma realidade definitiva para esses povos tradicionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.