Avatar do usuário
Por kathani
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113487
_Na novela "O outro lado do paraíso" a personagem de Erika Januza sai de sua comunidade quilombola com o objetivo de conseguir oportunidades de estudo nas grandes cidades metropolitanas do Brasil. Saindo da ficção, existem muitos brasileiros de comunidades e povos tradicionais que buscam valorização e inclusão na sociedade contemporânea.
_É observável como esses povos são constantemente desvalorizados ao analisar os grandes números de analfabetismo e a falta de documentos de reconhecimento. Um exemplo disso foi o processo de recebimento do auxílio emergencial no qual diversas pessoas não conseguiram ou nem se quer sabiam dessa nova renda e consequentemente foram excluídas da sociedade. Ou seja, além de não terem uma escolaridade básica e documentações importantes para todo cidadão, são deixados e abandonados, por assim dizer, pela população e o governo.
_A crise climática, ambientais e problemas na garantia de saúde, lazer e moradia são vertentes enfrentadas por esses grupos que estão facilmente sujeitos a ataques e invasões territoriais cometidas por delinquentes. Mesmo com a existência de um decreto, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que visa a proteger a autonomia e integração de comunidades e povos tradicionais, ainda assim não é reconhecida a participação social desses grupos.
_Por tudo isso dito, o Estado tem o dever e a obrigação de preservar e incluir esses grupos na legislação brasileira com campanhas e palestras em escolas e universidades com objetivos de reconhecimento social e preservação. Abrir portas a oportunidades de emprego ou de ingressar numa faculdade, para que, assim como a personagem de Erika, isso se torne uma realidade definitiva para esses povos tradicionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
237 Exibições
por Felipe082
4 Respostas 
335 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
43 Exibições
por Ananda812
3 Respostas 
197 Exibições
por sandla
5 Respostas 
440 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
31 Exibições
por JuliaFdacruz
0 Respostas 
27 Exibições
por carolspita
1 Respostas 
132 Exibições
por Isaqueiroz06
0 Respostas 
41 Exibições
por Beatrizzz05
0 Respostas 
38 Exibições
por thebox

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Primeiramente de ser evidenciado ,que vivemos o in[…]

Alguém pode corrigir por favor? Lauany25 […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM