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Por Enderson
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#107308
O jurista brasileiro Raymundo Faoro, em sua teoria intitulada "Monstro Macrocéfalo", critica o Brasil, haja vista o país possuir leis eficientes na teoria, mas deficitárias, na prática. Sob essa óptica, a perspetiva supracitada é constatada quando relacionada aos desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais, pois é um problema que carece de atuação estatal. Logo, constata-se uma questão problemática, a qual é motivada não só pelo aumento do desmatamento, mas também pela ausência da defesa da sociobiodiversidade.

É importante pontuar, de início, a lentidão administrativa do Estado dentro dessa conjuntura. Nesse contexto, relembra-se que o sociólogo Gilberto Dimenstein, em sua obra "O Cidadão de Papel", afirma que, embora o Brasil possua um sólido aparato legislativo, ele mantém-se restrito ao plano teórico. Dessa maneira, verifica-se a materialização do apontado por Dimenstein, dado que o Estado é responsável pelas medidas estaduais de proteção da natureza, o mesmo falha em permitir que haja ameaças pelas inovações tecnológicas e áreas legislativas. Assim, as comunidades e povos dessas regiões são afetados por essa adversidade e, tornam-se invisíveis no meio social. Consequentemente, observa-se que a máquina pública precisa mudar sua postura.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a ausência da defesa da sociobiodiversidade. Sob essa lógica, o imperativo categórico, do filósofo Kant, preconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, no que tange à questão dessa valorização na sociedade há uma lacuna no dever moral quanto ao exercício da denúncia. Dessa forma, o ambiente social desses povos em decorrência desse panorama não adquire estrutura de acolhimento suficiente, visto que, empresas apoiam legislações ambientais que contradiz dos direitos dessa população, afetando o estilo de vida dos mesmos. Portanto, é fundamental uma reforma nas atitudes da sociedade civil para que, o fim dessa barreira deixe de ser uma quimera.

Infere-se, por conseguinte, que o impasse precisa ter suas fundações desfeitas. Cabe ao governo, autoridade governante de uma unidade política, com o Estado, investirem no reflorestamento dos locais sofridos por essa adversidade, por intermédio de materiais tecnológicos de estruturamentos essenciais para realizar tal ação, tendo em vista a preservação ambiental. Outrossim, o Ministério do Desenvolvimento Social deve fazer parceria com empresas em busca da defesa da sociobiodiversidade, realizando também palestras, mediante as instituições de ensino sobre a importância da cultura e ambiente desses indivíduos. O fito de ambas ações, é combater a desvalorização dos territórios e povos tradicionais. Assim, a premissa de Raymundo não será mais um entrave na nação verde-amarela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Enderson
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#107312
@Gi69 você poderia corrigir minha redação por gentileza?
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Por Gi69
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#107336
Oii, Enderson! Sua redação está muito boa!

C1 - 160 - Desvios

Intro:
- Creio que o correto é ótica, porquanto óptica refere-se à ciência da visão.
- Você escreveu perspetiva, ou seja, faltou o "c" (perspectiva).

Desenvolvimentos:
Aconselho não usar "o mesmo" como elemento de retomada. Prefira, pois, usar um pronome ou um sinônimo.
o mesmo falha em permitir que haja ameaças pelas inovações tecnológicas e pelas áreas legislativas (paralelismo sintático)
Assim, as comunidades e ospovos dessas regiões ( quebra de paralelismo sintático )
No entanto, no que tange à questão dessa valorização na sociedade, há uma lacuna no dever moral quanto ao exercício da denúncia
Dessa forma, o ambiente social desses povos, em decorrência desse panorama, não adquire estrutura de acolhimento suficiente, visto que, empresas apoiam legislações ambientais que contradiz dos contradizem os direitos
Portanto, é fundamental uma reforma nas atitudes da sociedade civil, para que , o fim dessa barreira deixe de ser uma quimera. esse final ficou um pouco estranho [/u]

Conclusão:
a importância da cultura e DO ambiente desses indivíduos

C2 - 200
Obs: O repertório apresentado na introdução e o do D1 são similares. Sendo assim, bastava fazer uma retomada no D1...

C3 - 160 - Não generalize. O Estado, muitas vezes, falha em permitir que haja ameaças...
Observe esta parte: Assim, as comunidades e povos dessas regiões são afetados por essa adversidade e, tornam-se invisíveis no meio social acredito que ela poderia ter sido um pouco mais desdobrada. Você poderia ter deixado claro a importância da natureza para as populações em questão, além de ter acrescentado um período explicando o motivo de elas se tornarem invisíveis. Por mais que o corretor possa imaginar tudo isso, não é legal contar com a sorte de que ele pense em aspectos que ficariam nas entrelinhas. No D2, acho que faltou ligar a parte da denúncia com a do apoio às leis maléficas aos povos originários. Você quis dizer que as pessoas não se mobilizam frente a aprovação dessas normas ou algo assim?

C4 - 200

C5 - 200

Ps: Embora governo e Estado não sejam exatamente a mesma coisa ( considerando a Filosofia ), na redação, geralmente, tratamos como se fossem iguais.

Não sou corretora, então pode ser que eu tenha cometido algum equívoco. Espero ter ajudado!

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por Enderson
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#107338
@Gi69 Muito obrigado pela ajuda, esses comentários foram bastante importantes para o meu aprendizado. Grato!
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Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#107342
@Enderson, imagina! :D

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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