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Por Julioalves
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#105005
De acordo com o 1° artigo universal dos direitos humanos " todo ser humano nasce livre em dignidade e em direito ". Nessa perspectiva, nota-se que os desafios na valorização de comunidades e povos tradicionais no brasil é ainda um grande problema. Além disso, à falta de investimentos e também a negligencia estatal são fatores que influenciam na desvalorização desse povo.
Analiza-se que, a falta de investimentos nas tribos e comunidades gera cada vez mais o desaparecimento desse povo. Corroborando com o pensamento filosófico de bauma, " o que muda uma sociedade não são seus problemas, mas sim a reação do povo a ela ". Diante disso, nota-se que a população não pode ficar emudecida e deixar as coisas acontecerem sem falar nada, pois é notorio que o povo indigena sozinho não tem visibilidade e precisa também que a população os ajude, para que assim eles consigam crescer e possa manter sua cultura.
Diante desse cenário, a negligencia estatal é atribuida com o desfavorecimento desses povos. Pois de acordo com o artigo 5° da constituição " todos temos direito á saúde, educação...". Nessa mesma ôptica, vê-se que os povos tradicionais e indigenas não tem garantia desse direito, logo que são minorias e muitas das vezes não conseguem ter acesso fácil a hospitais e também a escolas.
Portanto, o governo federal juntamente com o poder legislativo deve criar leis de amparo a essas pessoas, por meio de emendas constitucionais assim como ja ocorre em alguns paises da europa a fim de melhorar a qualidade de vida e também o acesso aos direitos básico desse povo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Por brubruzinha
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#120618
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu Art.215 o direito ao pleno exercício dos direitos culturais, em apoio e incentivo à valorização e a difusão de manifestações culturais. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a valorização da cultura indígena na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, universalização deste direito social tão importante. Diante desta perspectiva, faz-se imperiosa a analisa fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a não valorização da cultura e o não reconhecimento da mesma, neste sentido, com a cultura indígena tão presente na sociedade brasileira, como na culinária, língua e até mesmo na cura derivadas de plantas, como por exemplo o óleo de copaíba. Nessa conjuntura, segundo ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a cultura, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o incentivo como impulsionador da valorização da cultura indígena do Brasil. De acordo com Wikipédia, a moqueca vem de várias influências, sendo uma delas indígena, prato típico do Espírito Santo, porém, com poucas pessoas sabendo de sua verdadeira origem. Diante de tal exposto, é notório o incentivo à valorização da cultura indígena tanto para o conhecimento de certas comidas típicas regionais, como para reconhecimento da cultura indígena.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso é imprescindível que o Ministério da Cultura e Educação, por intermédio de palestras, com adição de valorização indígenas escolas e anúncios na televisão, a fim de estar impulsionado a valorização e o reconhecimento da cultura indígena e assim do povo nativo também.
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