A princípio, vale destacar a influência da mídia globalizada como peça-chave do problema. Nesse sentido, é indiscutível que na atual sociedade hiperconectada, os meios midiáticos se tornaram os principais canais de disseminação de informações. Contudo, com o advento da globalização no século XX, os canais informativos começaram a priorizar o conteúdo histórico sobre as principais potências mundiais, a exemplo de Estados Unidos e China. Isso gera, por conseguinte, um negligenciamento para o reconhecimento cultural das minorias sociais e étnicas - como indígenas e quilombolas. Concomitantemente a tal tese, é possível mencionar Adorno e Horkheimer, principais expoentes da escola de Frankfurt, os quais abordaram que os canais de informação em grande escala moldam e direcionam o interesse dos indivíduos. Logo, é possível afirmar que a teoria dos pensadores está presente na teia social contemporânea, dado que a mídia prioriza a cultura e a história das grandes influências mundiais em detrimento dos povos tradicionais.
Ademais, cabe ressaltar a ineficiência escolar e o seu impacto. Nessa perspectiva, é indubitável que a escola possui papel fundamental na garantia de um ensino de qualidade em amplas áreas da vida. Entretanto, tal função não tem se reverberado no tecido social contemporâneo, dado que as atuais instituições de ensino priorizam o ensino de assuntos considerados "básicos" - como português e matemática. Dessa forma, negligencia-se o conhecimento das culturas históricas nacionais. Sob esse viés, é possível mencionar que desde que o formato tradicionalista de ensino foi efetivado no século passado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, consolidou-se um modelo educacional que desvaloriza o aprendizado de temas transversais - como a pluralidade cultural brasileira. Com isso, é preciso desconstruir o óbice da negligência educacional sobre o assunto no âmbito escolar para a garantia de reconhecimento cultural e social dos povos tradicionais.
Infere-se, portanto, a necessidade de intervir nos desafios concernentes à valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, órgão de maior importância em âmbito federal, criar campanhas reflexivas acerca do assunto. Isso pode acontecer por meio da criação de cartilhas informativas e a divulgação destas em redes sociais de grande alcance, como Facebook e Instagram, com o intuito de dirimir a ignorância da população sobre o valor dos povos originários. Ainda, assiste às instituições de ensino abordarem a temática cultural brasileira por intermédio de projetos auxiliados por psicopedagogos especializados no assunto. Assim, o panorama da obra cinematográfica se aproximará da realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.