Ademais, a partir do pressuposto acima é de extrema interesse ressaltar a importância de um Estado participativo no que se trata de questões políticas e socias, sendo assim o pensador Francês Jaques Rousseau afirma que, “ não há nada como a força do Estado para garantir a liberdade de seus membros”, a partir de tal analise, torna – se claro que o Estado brasileiro é o responsável por garantir a todos os povos tradicionais de seu país, segurança contra as intolerâncias da sociedade, para que este povo faça – se livre perante a expressão de sua cultura e passe a ser reconhecido pela Federação.
Segundo o filósofo grego Platão “a parte que ignoramos é muito maior do que tudo quanto sabemos”. Sob este viés, fica evidente a falta de conhecimento do conglomerado brasileiro para com a história de seus primórdios, apesar das inúmeras tentativas utilizadas principalmente em escolas atualmente para tentar reverter tal situação de descaso com os povos tradicionais. Contudo, percebe -se que não apenas estas comunidades são afetadas com a negação de reconhecimento dos cidadãos brasileiros, mas são prejudicados até mesmo aqueles que praticam o desdém, pois, adquirir fundamentos de diferentes culturas, costumes e saber respeita – lós é de extrema importância para que se implemente na sociedade em geral uma formação de excelência.
Portanto, é incontestável que o Brasil, a respeito de seus povos tradicionais, apresenta pendências as quais necessitam de uma resolução imediata. Logo, fica a cargo do Governo Federal em parceria com o ministério da Educação promover através de toda a rede de ensino brasileira, disciplinas que abordem os temas de diferentes tradições, costumes e culturas, para que desta forma a valorização de tais povos torne – se cada vez mais uma pauta discutida na sociedade. Afinal como afirma Arthur Lewis a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada