Avatar do usuário
Por Drpdc
Quantidade de postagens
#124128
Em sua obra "ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia Na qual paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que o desafio para a valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil representa uma enigmática que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar com a negligência estatal é a desigualdade social impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la.
Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do problema no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos Em seu texto "As cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia, no contexto hodierno a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionais garantidos, como o direito á valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais que a desigualdade social potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o filme "parasita" que conta a história de uma família que está passando por graves problemas financeiros e vê no filho mais velho a chance de se infiltrar, dentro de uma família rica, a oportunidade de mudar a sua situação financeira. O filme trás uma mensagem sobre a luta de classes sociais e desigualdades frente a um mundo capitalista e utópico. Assim como na ficção a realidade não é muito diferente. Com isso, pode-se analisar como a desvalorização das comunidades e povos tradicionais Ainda é uma problemática recorrente na nação brasileira. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto fragilizando com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social. A ação de conscientização nas escolas públicas e privadas de todo o país. Sobre a importação da valorização dos povos tradicionais no Brasil, tal ação terá como finalidade combater o preconceito social que os mesmos sofrem. Segundo o filósofo Epicto "só a educação liberta", Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por P0l1ana813
Quantidade de postagens
#124144
"A insatisfação social é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação". Essa máxima, do escritor e poeta britânico, Oscar Wilde, demonstra que o avanço da sociedade acontece por meio do descontentamento social. Entretanto, parte da população não debate sobre os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais, o que revela um retrocesso para o Brasil. Desse modo, pode-se evidenciar a naturalização social e a legislação e regulamentação inadequadas como fatores dessa causa.
De tal modo, cabe ressaltar que a naturalização social é uma das principais barreiras para a valorização dos povos tradicionais. Sob esse viés, conforme a filósofa, Martha Nussbaum, isso ocorre devido a um fragmento do meio social priorizar a distribuição de recursos materiais e não a distribuição das "capacidades centrais" das pessoas. Essas capacidades incluem situações como a aptidão de participar do debate público e buscar o conhecimento. Porém, sem esse saber, uma fração do corpo social tem uma visão limitada sobre as consequências desse problema. Nessa perspectiva, observa-se que quanto maior a desigualdade de sabedoria, menor a preocupação com os grupos minoritários. Dessa forma, o pensamento crítico é essencial para erradicar esse problema.
Outrossim, vale pontuar a legislação e a regulamentação inadequadas como determinantes para a desvalorização das comunidades e povos tradicionais. Nessa ótica, de acordo com, Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos, mais importante que a criação de uma lei é a sua aplicabilidade. No entanto, a partir da existência e permanência dos entraves para garantir a valorização desses 26 povos, percebe-se que não há uma legislação coerente e funcional, pelo contrário, o que se nota é um desrespeito, uma vez que o artigo 6° da Constituição Federal de 1988 não é devidamente exercida pelo Poder Estatal. Prova disso, é a invasão dos territórios, que ameaçam os direitos dessas sociedades. Destarte, são necessárias medidas de atenuação dessa problema para o alcance do bem-estar social.
Portanto, é fundamental que medidas efetivas contra a desvalorização de comunidades e povos tradicionais sejam adotadas. Cabe, então, ao Ministério da Educação - órgão responsável pelo sistema de educação da República Federativa -, mobilizar as secretarias estaduais e municipais e criar uma parceria em prol do país. Tal iniciativa, ocorrerá, mediante a execução de palestras e debates em locais públicos e privados, a fim de fornecer conhecimentos necessários a população leiga. Ademais, urge que o Poder Legislativo - na esfera federal -, crie uma ação conjunta com a Câmara de Deputados e o Senado. Dessa maneira, a ação deve ser efetivada pela criação de uma lei eficaz que vise o maior reconhecimento dessas comunidades, com a finalidade de que os povos tradicionais tenham seus direitos efetivados. Para que, assim, chegue a era em que o Brasil se aproxime do ideário descrito por Oscar Wilde e Thomas Jefferson.
0
Avatar do usuário
Por Drpdc
Quantidade de postagens
#124154
@P0l1ana813,
Olá bom dia Tudo bem?
Eu gostei da sua redação
Vc conseguiu desenvolver bem o tema
PARABÉNS!!!!
Continue assim 💪💪
NOTA da redação: 920
C1 : 200
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
311 Exibições
por willjardel
0 Respostas 
65 Exibições
por Nivi
0 Respostas 
73 Exibições
por Thiago78
0 Respostas 
112 Exibições
por LUCASArco
4 Respostas 
298 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
72 Exibições
por lineswan
3 Respostas 
169 Exibições
por Casey12
4 Respostas 
140 Exibições
por Manuzinea
3 Respostas 
129 Exibições
por UlissesX
0 Respostas 
30 Exibições
por LuisCGHFC

No desenho mexicano Chaves, produzido pela Televis[…]

Lhais elvesxz mari799 felipemarq mony[…]

Com os avanços tecnológico, muitas o[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM