Avatar do usuário
Por EuNeide
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#66103
O importante escritor brasileiro Lima Barreto, no início do século XX, criticava a forma de urbanização da cidade do Rio de Janeiro. Em sua crônica ''Vida Urbana'', alega-se que foi devido à essa urbanização no Rio que surgiu a ocupação da periferia, além disso, constata-se também o aumento nos preços de aluguéis causados pela especulação imobiliária. Logo, percebe-se que o deficit habitacional no Brasil é problema decorrente de anos passados, que são agravados pelo êxodo rural e pela especulação imobiliária.

Primeiramente, observa-se que o êxodo rural, consequência da urbanização, intensifica o deficit habitacional, pois os indivíduos migram da zona rural para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida. No entanto, muitas vezes isso não acontece por uma série de fatores, entre eles: o desemprego e baixo salário, que dificultam o acesso à moradia digna. Na ficção, o filme brasileiro ‘’Que horas ela volta?’’, retrata a vida da protagonista Val, uma nordestina que chega a São Paulo e vive de favor na casa da patroa por não conseguir a casa própria.

Ademais, a questão da especulação imobiliária, também criticada pela literatura de Lima Barreto, agrava o problema habitacional brasileiro e reforça a segregação socioespacial, projetos como esses fazem com que as pessoas, em geral, percam suas casas com o aumento do aluguel, pois não têm condições de pagar. A telenovela ‘’I Love Paraisópolis’’ que se passa na favela Paraisópolis, localizada na Zonas Sul de São Paulo, demostra de forma prática como acontece a reurbanização e como as pessoas perdem suas casas por causa da especulação imobiliária com do projeto do arquiteto Benjamin, que entende a área como uma oportunidade de negócios. Dessa maneira, percebe-se que essa questão agrava o problema no país.

Infere-se, portanto, que medidas urgentes devem ser tomadas para transformar o panorama residencial brasileiro. Nesse cenário, para solucionar a problemática é preciso que o Governo, órgão responsável por assegurar os direitos humanos, faça investimentos em projetos como Minha casa minha vida, de modo que favoreça aqueles que realmente precisam, através de verbas direcionadas à prefeitura de cada estado do país. Dessa forma, o Governo cumprirá com seu dever superando o deficit habitacional, contradizendo a literatura de Lima Barreto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por EuNeide
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#66104
@eurodrigo , poderia corrirgir minha redação?
PS: Tive que repostar porque perdi minha outra conta já logada na plataforma, então não consigo ver se alguém respondeu... Mas se puder daruma olhadinha e fazer uma correção detalhada, eu agradeço! :D :roll: :(
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#66113
EuNeide escreveu:@eurodrigo , poderia corrirgir minha redação?
PS: Tive que repostar porque perdi minha outra conta já logada na plataforma, então não consigo ver se alguém respondeu... Mas se puder daruma olhadinha e fazer uma correção detalhada, eu agradeço! :D :roll: :(
Claro! Assim que possível, ok? :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
119 Exibições
por Raquelrb
0 Respostas 
70 Exibições
por flowermaia
0 Respostas 
91 Exibições
por aninha1405
0 Respostas 
76 Exibições
por anaclaram10
O problema do déficit habitacional no Brasil
por duda177    - In: Outros temas
0 Respostas 
101 Exibições
por duda177
8 Respostas 
305 Exibições
por elizasolanum
Déficit habitacional no Brasil
por Flicker2307    - In: Outros temas
0 Respostas 
103 Exibições
por Flicker2307
4 Respostas 
262 Exibições
por LuizGustavo7
1 Respostas 
278 Exibições
por analu2006
Déficit habitacional no contexto do Brasil
por Kethyllyn    - In: Outros temas
5 Respostas 
230 Exibições
por Kethyllyn
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM