Nesse contexto, é imprescindível analisar que a assimetria social contribui na perpetuação desse quadro. Segundo Betinho, sociólogo brasileiro, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade civil afirmar a igualdade como ponto crucial. Entretanto, a má distribuição dos alimentos essenciais para as refeições diárias, evidencia barreiras para a efetivação desse princípio no Brasil, tendo em vista que grande número de indivíduos — por conta dos baixos valores salariais que possuem, dificuldades com a escassez de transportes até os centros de abastecimentos ou condições climáticas, a exemplo da seca — não têm acesso à nutrição.
Ademais, a incapacidade governamental torna-se agravante do impasse. Sob a perspectiva do intelectual francês Durkheim é dever do Estado gerenciar questões ligadas ao progresso coletivo. Todavia, essa máxima destoa da realidade, fato que se materializa na quantidade insuficiente de políticas públicas com o propósito de democratizar a segurança alimentar — através da permanência de programas solidários às famílias desfavorecidas economicamente, doações de cestas básicas e aumento do número de mercados populares. Logo, medidas eficientes precisam ser adotadas pelo Estado em prol da mudança social.
Portanto, é necessário que o Governo — órgão responsável pelo bem-estar e desenvolvimento coletivo — por meio do Ministério da Economia, estabeleça decisões, como a destinação de verbas para ampliar os projetos de assistência social alimentar e incentivar a agricultura familiar, a fim de desnaturalizar a insegurança alimentícia e permitir o acesso igualitário a todos os cidadãos, reduzindo o impacto da desigualdade econômica.
Ficarei grata se corrigirem por favor.
@Higorvaz
@Felipe082
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.